
Foto: Divulgação SSP-AM
Um comitê eleitoral do município de Canutama (distante 619 quilômetros da capital), foi alvo de busca e apreensão por divulgação de propaganda eleitoral falsa. Na ocasião, o responsável pelo local, um homem de 41 anos, que não teve a identidade divulgada foi detido.
De acordo com o delegado Marcos Arruda, que está respondendo pela 62ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), durante o período eleitoral, as diligências em torno do caso iniciaram após a ordem judicial ser expedida na quarta-feira (11/11), na Comarca de Canutama. O mandado de busca e apreensão é referente a uma falsa pesquisa divulgada em rede social, realizada por aquele comitê.
“O artigo 33 da Lei 9504/97 estabelece que empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas a registrar, cada pesquisa, junto à Justiça Eleitoral, até cinco dias antes da divulgação. No local, apreendemos todos os folders e materiais referentes a mesma pesquisa”, explicou ele.
Procedimentos
O indivíduo foi encaminhado à sede da 62ª DIP, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por divulgação de pesquisa eleitoral fraudulenta. Ele irá responder em liberdade.
(*) Com informações da SSP-AM