Em carreata pela Zona Oeste da cidade, José Ricardo fala sobre políticas para a juventude

Ze Carreata Zona Oeste 1

Ze Carreata Zona Oeste 2Toda a militância da Coligação “Compromisso com o Povo”, juntamente com o candidato a prefeito de Manaus, José Ricardo (PT), e seu vice, Yann Evanovick (PCdoB), estiveram na manhã deste domingo (4) em adesivagem e carreata pela Zona Oeste da cidade, começando pelo Santo Antônio, passando pela Compensa e terminando no Lírio do Vale. Na ocasião, eles defenderam melhorias nas políticas públicas para os jovens, propondo a criação do Sistema Municipal de Juventude, como ainda a implementação do Passe Livre Estudantil e do Programa Vale Cultura, ambos para os jovens de baixa renda.

José Ricardo sempre defendeu melhorias nas políticas públicas para a juventude, partindo do princípio de que as crianças, os adolescentes e os jovens não são somente o futuro do País, mas, principalmente, o presente, e precisam de serviços públicos eficientes. “Sabemos que os jovens gostam de participar, de se envolver na vida em sociedade, e é com esse dinamismo que queremos contar num futuro governo. A questão é que hoje temos uma atual gestão municipal que não prioriza essa área, tendo até extinguindo a Secretaria Municipal da Juventude, fazendo com que os jovens convivam com falta de políticas públicas básicas”.

Os candidatos defendem no Plano de Governo para a Prefeitura de Manaus a implementação do Sistema Municipal de Juventude, criando a Secretaria Municipal, o Plano Municipal e o Fundo Municipal da Juventude, como ainda irá reformular o Conselho Municipal para essa faixa etária. E mais: irão criar o Passe Livre Estudantil, com regras claras e para estudantes de baixa renda; e o Programa Vale Cultura, para garantir aos jovens de baixa renda um valor fixo mensal e cumulativo, por meio de um cartão magnético para que tenham acesso aos diversos meios culturais, como shows, teatros, livrarias e cinemas.

Também pretendem criar Centros de Referência da Juventude, para formação profissional, prática desportiva e cultural e de convivência; implantar uma Clínica Municipal de Reabilitação e tratamento para jovens dependentes químicos; realizar adesão ao Programa do Governo Federal Juventude Viva, para combater o extermino da juventude; implementar o Plano Juventude Rural; e o Programa Saúde da Juventu­de; apoio ao primeiro emprego e empreendedorismo; além de elaborar o Mapa da Juven­tude de Manaus, implantar bibliotecários nas escolas da rede municipal de ensino, criar espaços de valorização da cultura de rua (Hip-Hop, Rap, Break); e do Programa Juventude Conectada, garantindo acesso à internet gratuita de banda larga nas praças e demais espaços públicos.

É de autoria de José Ricardo o Projeto de Lei chamado ‘Orçamento Juventude’, apresentado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que visa criar instrumentos em que o jovem possa ter informações sobre os repasses de recursos públicos para implementação de políticas voltadas para a juventude. Além disso, é autor do Projeto do Passe Livre Estudantil na Região Metropolitana de Manaus (RMM), voltado para famílias de baixa renda.

Para Yann, o tema juventude precisa ser mais debatido. “Jovens estão morrendo pela violência, estão chegando às penitenciárias e estão perdendo a esperança pela falta de política públicas”, declarou o vice-candidato a prefeito, que já foi às ruas em defesa dos estudantes e da meia-passagem, como líder estudantil. E José Ricardo complementa: “E como fica essa juventude na pauta da Prefeitura? Falta esse comprometimento público que estamos assumindo agora com os jovens de Manaus”.

Como agenda de rua desta segunda-feira (5), os candidatos participam, às 7h, de entrevista na Rádio a Voz das Comunidades, no bairro Amazonino Mendes (Mutirão); e, às 8h, estarão em panfletagem na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na Cidade Nova. Já às 15h, participam novamente de panfletagem no Mutirão e Val Paraíso, Zona Norte; e às 19h30, reúnem-se com comunitários e apoiadores do bairro Lírio do Vale I, Zona Oeste.

Agenda: 05/09/2016

Às 7h – Entrevista na Rádio a Voz das Comunidades, no bairro Amazonino Mendes (Mutirão), Zona Norte;

Às 8h – Panfletagem na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na Cidade Nova, Zona Norte;

Às 15h – Panfletagem no bairro Amazonino Mendes (Mutirão) e Val Paraíso, Zona Norte;

Às 19h30 – reunião com comunitário se apoiadores do bairro Lírio do Vale1, Zona Oeste.

Texto e fotos: Assessoria do candidato