Em chapa única, advogado amazonense é candidato à presidência nacional da OAB

O advogado José Alberto Simonetti registrou sua chapa nessa terça-feira (21). A eleição da OAB acontece em janeiro de 2022

amazonense advogado oab

Foto: Divulgação

O advogado amazonense José Alberto Simonetti registrou nessa terça-feira (21) a chapa completa com que vai disputar a presidência nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A eleição será realizada no dia 31 de janeiro, no plenário da instituição, em Brasília. Na ocasião, votam os 81 conselheiros federais da OAB (3 de cada Estado e do Distrito Federal). Segundo a revista Veja, Simonetti será candidato único com apoio de 25 Estados e do Distrito Federal.

Com o nome da chapa “OAB de Portas Abertas”, a composição de consenso é composta por Simonetti e pelos seguintes advogados:

• Rafael de Assis Horn, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB de Santa Catarina, é o candidato a vice-presidente;
• Sayury Silva de Otoni, eleita conselheira federal pelo Espírito Santo, concorre a secretária-geral;
• Milena da Gama Fernandes Canto, eleita conselheira federal pelo Rio Grande do Norte, é candidata a secretária-geral-adjunta;
• Leonardo Pio da Silva Campos, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB do Mato Grosso, é candidato a diretor-tesoureiro.

Em ritmo de campanha, o candidato disse que vai levantar bandeira para fazer uma gestão “independente, inclusiva e participativa” à frente da OAB.

Biografia

Natural de Manaus, José Alberto Simonetti recebeu a carteira de advogado em 21 de março de 2001. Pós-graduado em Direito Penal e em processo penal pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atua, principalmente, na Justiça Federal e nos tribunais superiores.

Atualmente ele é sócio do Simonetti & Paiva Advogados, fundado em 1974 e o segundo escritório a obter registro junto à OAB-AM.

Simonetti é casado e pertence a uma família engajada na OAB-AM e na defesa da advocacia. Seu pai, Alberto Simonetti Cabral Filho, foi quatro vezes presidente da seccional da OAB no Amazonas. Enquanto seu irmão, Alberto Simonetti Cabral Neto, foi conselheiro federal e também presidiu a seccional amazonense.