Em Coari, moradores da zona rural recebem atendimento médico e fazem teste para Covid-19

Foto: Divulgação

Moradores das comunidades Iracema, Barro Alto e Santa Luzia da Fazendinha, em Coari, passaram por consultas médicas e foram submetidos ao teste para Covid-19 nessa quarta-feira (20). A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) seguindo uma determinação do prefeito Adail Filho de conter o avanço do novo coronavírus na zona rural do município.

Durante a ação, os comunitários receberam medicamentos, kits de higiene e máscaras de proteção para ajudar na prevenção e combate à doença.

De acordo com a secretária de Saúde de Coari, Francisnalva Mendes, informações davam conta de que em Iracema havia ocorrido um óbito e tinha vários casos suspeitos de Covid-19. Diante disto, o prefeito determinou que uma ação específica fosse feita na região para identificar e tratar precocemente os casos da doença.

“Trouxemos toda a estrutura para fazer o atendimento na comunidade para que os moradores não precisem ir à sede do município e assim evitarmos maior contágio”, afirmou a secretária.

Os atendimentos foram realizados por uma equipe composta por médicos, enfermeiros, bioquímico e farmacêutico da Semsa Coari, Vigilância em Saúde e do Laboratório Central do Amazonas (Lacem).

Nos casos confirmados de Covid-19, os pacientes receberam toda a medicação necessária para o restabelecimento de sua saúde. Em apenas um deles, o paciente teve que ser encaminhado para o Hospital Regional de Coari.

Para Kyla Pereira Lemos, moradora da comunidade Iracema, a ação trouxe alívio para os comunitários. “Não temos como agradecer por essa ajuda porque muita gente teve e ainda tem os sintomas dessa nova doença. Inclusive eu, meu esposo e vizinhos ficamos vários dias ruins. Queremos agradecer ao prefeito por nos atender e enviar essa equipe que mesmo se arriscando veio até nós”, disse.

Reforço para comunidades rurais

A secretária destacou que, a pedido do prefeito Adail Filho, a Secretaria de Saúde direcionará um olhar especial para a zona rural e intensificará cada vez mais as ações.

“Vamos fazer uma reunião na próxima semana com todos os agentes comunitários da zona rural para informar que fiquem atentos as pessoas com sintomas como febre e tosse,  que tenham tido contato com alguém da sede do município ou com alguém que possivelmente positivou para nos comunicar imediatamente através da Rádio Rural de Coari, que vamos mandar uma equipe para atender toda a população daquela comunidade”, frisou.

Testagem em massa

A secretária reforçou que o principal objetivo é fazer testagem em massa para Covid-19 e tratar os pacientes para restabelecer a saúde da população coariense.. “Queremos que todos possam sair recuperados e com vida dessa pandemia”, pontuou.

 

(*) Com informações da assessoria