Em Coari, música que alimenta a alma e ocupa a mente, ao alcance dos jovens

Música 1A Escola de Música de Coari, criada em outubro do ano passado, pela atual administração do município, nasceu com o intuito de trazer os mais jovens para o mundo da música, alimentando a alma inquieta e ocupando mentes criativas para um futuro de sucesso. Com esse objetivo, a Prefeitura de Coari, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), abre na próxima terça-feira, 26, as inscrições para as novas turmas do Curso de Iniciação Musical, da Escola Municipal de Música de Coari. O curso, que terá duração de três meses, será realizado a partir do dia 15 de fevereiro de 2016, no próprio prédio da Secult, de segunda a sexta-feira, das 17h30min às 18h30min e das 19h30min às 20h30min. Para participar, não é preciso que os interessados tenham conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos.

Para se inscrever é preciso que o candidato tenha a partir de 12 anos de idade e compareça ao prédio da Secretaria de Cultura e Turismo até o dia 5 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, para efetuar a sua matrícula. A Secult fica localizada na Rua Gonçalves Lêdo, n° 29, Centro – antigo Mandy´s Club. Não há limite de vagas.

O curso será ministrado pelo maestro e trombonista, Gilberto Souza, da Ondem dos Músicos Brasileiros, seção Amazonas (OMB/AM 3529/2004). E, irá funcionar em duas etapas. A primeira terá a duração de três meses, com aulas de teoria musical e a segunda terá a mesma duração, porém as aulas serão de prática instrumental, com instrumentos como: flauta doce, violão, trombone de vara, trompete, sax alto e sax tenor, bombardino, tuba, clarinete e percussão em geral.

De acordo com o secretário de cultura, Archipo Góes, o curso tem como objetivo prover aos alunos a partir de 12 anos de idade uma profunda e diferenciada formação musical, de modo que estejam aptos a atuar como instrumentistas ou cantores profissionais em orquestras, coros, grupos camerísticos, na área de correpetição (o correpetidor tem sua origem ligada ao acompanhamento da música essencialmente vocal, tanto solista como coral).

Escola de Música

A Escola Municipal de Música de Coari foi instituída pelo prefeito Raimundo Magalhães, no dia 26 de outubro do ano passado, durante a solenidade da aula inaugural das primeiras turmas do Curso de Iniciação Musical, realizada no auditório municipal Silvério José Nery, com 450 alunos.
Os finalistas das primeiras turmas concluem a 1ª etapa do curso no final de fevereiro e em março começa a 2ª etapa, com aulas de Prática Instrumental.

SERVIÇOS

Evento: Curso de Iniciação Musical.
Período de inscrição: de 26 de janeiro a 05 de fevereiro de 2016.
Público alvo: cidadãos coarienses a partir de 12 anos de idade.
Local: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Horário: das 8h às 17h.