Em Itapiranga, Polícia Civil do Amazonas resgata 81 quelônios

Os animais estavam em sacos de fibra

Foto: divulgação

Foram apreendidos, nesta terça-feira (27), 81 quelônios que estavam em cativeiro no município de Itapiranga (distante 227 quilômetros em linha reta de Manaus). Eles foram resgatados por policiais da 38ª Delegacia Interativa de Polícia da cidade, na casa de um homem de 31 anos que não teve seu nome revelado.

De acordo com o delegado Aldiney Nogueira, titular da DIP, após receberem denúncia anônima de que os animais estariam em cativeiro, uma equipe conjunta foi formada e começou a diligência em torno do caso.

“Ao chegarmos no endereço indicado, encontramos 81 quelônios em sacos de fibra. O homem, que estava em posse dos animais, foi levado à delegacia para prestar depoimento. Ele disse que mantinha os animais para venda, pois está desempregado, e faria isso para ajudar sua esposa recém-operada”, relatou o delegado.

Ainda conforme Nogueira, o homem mantinha os animais sem autorização dos órgãos competentes, e a quantidade apreendida é muito superior à permitida para caça de subsistência.

“Caso fosse uma quantidade inferior, devido à precária condição financeira dele, a legislação abriria uma exceção, mas como a quantidade é considerável e não se encaixa em caça para subsistência, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi instaurado”, detalhou Nogueira.

Após o resgate dos animais, a Secretaria do Meio Ambiente daquele município foi acionada para realizar a devolução dos animais à natureza.

(*) Informações da assessoria