Em maior número e com aumento de mais de 100% nos salários, 15 novos conselheiros tutelares tomam posse em Coari

Conselho Tutelar 1

Prefeito dá posse aos novos Conselheiros Tutelares

Conselho Tutelar 2

Autoridades prestigiaram a posse

O município de Coari,  localizado à 365 km em linha reta de Manaus,  passa a contar, a partir de agora com a atuação de 15 novos conselheiros tutelares que tomaram posse na manhã deste domingo (10). A solenidade de posse aconteceu no Auditório Silvério José Nery e contou com a presença do Juiz Fábio Lopes Alfaia, da Primeira Vara da Comarca de Coari, do Presidente da Câmara Municipal de Coari, em exercício, vereador Adnamar Maciel e do prefeito de Coari Raimundo Magalhães, dentre outras autoridades. A posse encerra o todo o  ciclo da eleição unificada que iniciou no ano de 2015. “Estamos encerrando o período da eleição e iniciando um novo ciclo de trabalho. Com o apoio das autoridades municipais, as crianças de Coari terão um caminho muito mais seguro, mais bonito e mais feiiz pela frente” – declarou Afrânio César, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente –  CMDCA,  órgão responsável pela eleição.

Conselho Tutelar 3

Juiz Fábio Alfaia manifestando apoio à luta em defesa dos direitos das crianças de Coari

Conselho Tutelar 5

Afrânio César, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA)

Em Coari 10 mil cidadãos foram as urnas escolher através do voto direto aquelas pessoas que têm a missão de lutar pelos direitos previstos no ECA – Estatuto da Criança e Adolescente. Tomaram posse e foram diplomados os seguintes conselheiros: Evandro Alves Bezerra, Francisco Jean do Nascimento de Oliveira, Adrillene Kellen da Costa Sales, Edzângela da Silva Menezes, Damázio Liza da Cruz Júnior, Raiana Maria Pereira Magalhães, Helinety Santos Elói, Flaviano de Souza de Almeida, Gilciara Viana da Costa, Edleuza Santos de Melo, Adilson Rubem de Melo, Jonara Gaspar Parente, Aldeone Oliveira Laranjeira, Mário Mesquita de Araújo e Jakeline Souza de Oliveira.

Ampliação do atendimento

A Prefeitura de Coari ampliou o número de conselheiros. Até 2015 eram 10 conselheiros tutelares e, a partir deste ano, o número foi ampliado para 15. O salário também aumentou, os conselheiros tutelares de Coari vão ganhar o maior salário do Estado do Amazonas. Antes, cada um recebia 1.000 reais, a partir da gestão do prefeito Raimundo Magalhães o salário passou para 2.000 reais acrescidos de 30% de adicional de periculosidade.

Prédios inaugurados e melhores condições de trabalho

Além da posse dos 15 novos conselheiros,  o prefeito de Coari Raimundo Magalhães entregou três prédios reformados, equipados e climatizados para que funcionem os Conselhos Tutelares em três Zonas de atendimento.  Uma Zona vai atender diretamente as crianças e adolescentes da Zona Rural do Município de Coari com todas as condições técnicas e suporte necessário.

Conselho Tutelar 4

Inauguração do prédio do Conselho Tutelar da Zona Rural

O Conselho Tutelar I está funcionando no Bairro da União, na rua Professor Antônio Mariano, sendo referência para os bairros da União, Ciganopolis, Nazaré Pinheiro, Estrada Coari-Mamiá, Urucu, Santa Efigênia e Espírito Santo. O Conselho Tutelar II está funcionando na rua Eduardo Ribeiro, no Centro da cidade, atendendo os bairros Centro, Tauá-Mirim, Duque de Caxias, Santa Helena, Grande Vitória, Chagas Aguiar, Itamarati e Liberdade. O Conselho Tutelar III foi inaugurado neste domingo (10) é funciona na rua Eduardo Ribeiro e vai referenciar o Bairro Pêra, as áreas indígenas e Zona Rural. “A criação de um Conselho Tutelar específico para a Zona Rural era de extrema necessidade. Os moradores do interior buscam muitas informações sobre direitos e este conselho estará de portas abertas para atender nossos cidadãos ribeirinhos”- declarou o conselheiro tutelar Evandro Bezerra.

O vereador Deca,  que participou da solenidade de posse e de inaugurações dos conselhos afirmou que percebe o interesse do prefeito de Coari Raimundo Magalhães em dar melhores condições de trabalho aos conselheiros tutelares: “Todos tem conhecimento da dificuldade com que trabalhavam os conselheiros anteriores. Muitas vezes eles recorreram até a Câmara Municipal para adquirir auxílio para trabalhar, quando faltava o básico, como papel por exemplo.  Agora é diferente, os prédios são bem estruturados, os salários foram aumentados,  os número de áreas de atendimento foram ampliadas, tudo isso parte de um esforço do executivo municipal para garantir a defesa dos direitos das crianças e adolescentes” –  afirmou o vereador.
“Assumimos a prefeitura de Coari com o grande desafio de mudarmos a imagem de nosso município, que ficou conhecido nacionalmente por violações dos direitos das crianças e dos adolescentes por parte de algumas autoridades locais”, disse o prefeito de Coari, Raimundo Magalhães, acrescentando: “Nesses 9 meses da nossa administração, temos implantado ações para mudar essa realidade. Um exemplo disso é que teremos três adolescentes de Coari representando o  Estado do Amazonas na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente que vai acontecer este ano em Brasília. Não digo que esse tipo de crime vá deixar de acontecer, mas terá nosso trabalho incansável para combatê-lo e erradicá-lo de vez da história de Coari”.