Em Manaus, 102 mil pessoas não tomaram nenhuma dose contra a Covid-19

Vacina contra a Covid-19 é alvo de desinformação na internet — Foto: REUTERS/Dado Ruvic

Cerca de 102 mil pessoas ainda não tomaram nenhuma dose contra a Covid-19 em Manaus até essa sexta-feira (7), conforme apontam os dados do Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). De acordo com a pasta, 274 mil estão com a segunda dose atrasada.

Manaus tem disponibilizado a vacinação todos os dias, e não há relato de falta de vacinas na capital, portanto, não há motivos para alguém estar com a vacinação atrasada. O comportamento negacionista em relação às vacinas preocupa devido ao crescimento de casos de Covid na capital.

Cenário epidemiológico.

De acordo com os dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) a média diária de casos passou de 100 para 275 nas últimas 48 horas.

Para conter o avanço da doença, o Governo do Amazonas publicou um novo decreto nessa sexta-feira (7), proibindo eventos com mais de 200 pessoas em todo o Estado.

Epidemia de gripe 

A cidade de Manaus, além da pandemia de COvid-19, também está enfrentando uma epidemia de Influenza. A cidade já registrou também casos de flurona – dupla infecção de influenza e coronavírus.

Apesar do alto índice da Síndrome Gripal, não há vacina contra a gripe na cidade e o Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus informaram que a previsão de chegada de novas doses é somente para abril.