Em Manaus, hospital chega a 100% de ocupação de leitos para Covid-19; internações disparam

Foto: G1

 

O hospital da rede particular Santa Júlia, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, emitiu uma nota, neste domingo (27), informando que atingiu 100% da sua capacidade de ocupação para internações. O hospital, que estava internando pacientes com a Covid-19 não tem mais como realizar novos atendimentos de casos confirmados. (ver nota no final da matéria)

De acordo com a nota, o hospital alegou transparência com os dados e, diante do quadro atual de novos casos, apela para que a população retome os cuidados tão essenciais para o combate à pandemia do novo coronavírus que ainda nos assola. O hospital alerta, ainda, que “não é hora de relaxarmos”.

A informação veio no mesmo dia que o governador Wilson Lima decidiu recuar e flexibilizar o decreto de fechamento do comércio para evitar novos casos de contaminação. Ainda no domingo (27), após o registro de 95 novas hospitalizações em um único dia, a secretaria deu segmento à quarta fase do plano de abertura de leitos Covid e começou o movimento para a mudança de perfil do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus.

Conforme o Boletim Diário de Covid-19 da FVS, esse é o maior número de internações em um único dia, desde o dia 15 de maio, quando foram registradas 82 hospitalizações. Dessas internações  88 são na capital e apenas 7 no interior, o que obriga a SES-AM a acelerar a mudança de perfil das unidades da rede estadual na capital. Ainda segundo o boletim,  foram registrados mais 429 novos casos da doença, totalizando 196.436 casos de novo coronavírus no Amazonas.

A FVS informou, ainda, que 88 das internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) são da rede privada. Outras 157 internações foram registradas na rede pública, totalizando, 245 internações em UTI por Covid-19. Em leitos normais, o Estado registra o número de 392 internações, sendo 107 na rede privada e 285 na rede pública de saúde.

Mortes 

No final de semana, a FVS-AM registrou o número de 17 óbitos por conta da Covid-19. Ao todo, o Amazonas já chega a 5.190 mortes confirmadas, sendo 1.872 no interior do estado, e 3.318 mortes confirmadas em Manaus.

Hospital Adventista 

Também nesta segunda-feira o Hospital Adventista anunciou em suas redes sociais que atingiu 100% de ocupação nos leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

“Os serviços de atendimentos a pacientes particulares continuam bloqueados mas o nosso compromisso em atender os convênios credenciados estão mantidos”, diz o comunicado do hospital particular.