Em Manaus, pontos de vacinação contra a Covid-19 vão funcionar neste sábado (15)

A campanha de vacinação contra a Covid-19 oferece a quarta dose para pacientes imunossuprimidos

manaus vacinação covid-19

Foto: João Viana / Semcom

Os pontos de vacinação contra a Covid-19 vão fornecer atendimento às pessoas que pretendem ficar imunizadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros locais estratégicos foram montados para atender a demanda.

Para saber a lista completa dos endereços e horários de atendimento podem ser consultados no site da Semsa por meio do link https://bit.ly/localvacinacovid19.

A dose de reforço do imunizante Janssen estará disponível em 15 pontos, segundo a Semsa. Doze pontos são referência para o imunizante CoronaVac.

Documentos

Quem pretende se vacinar contra a Covid-19, deve levar alguns documentos obrigatórios. Para a primeira dose, adolescentes de 12 a 17 anos precisam estar acompanhados pelo pai, mãe, ou uma pessoa maior de 18 anos.

Também será necessário apresentar um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS). Quem tem 18 anos ou mais, basta levar o documento de identidade original, com foto e o CPF.

No caso da segunda dose, é preciso apresentar o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

Para a dose de reforço, as pessoas de 18 a 59 anos e trabalhadores de saúde devem apresentar identidade, CPF e a carteira de vacinação com o registro das duas doses. No caso das pessoas de 60 anos e mais, documento de identidade, CPF e o cartão de vacinação com a comprovação da segunda dose há três meses ou mais.

Quarta dose

Para receber a quarta dose em Manaus, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e laudo, exame ou receita — original e cópia, que ficará retida para controle.

Nessa situação se enquadram pessoas que tenham imunodeficiência primária grave; as que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer; os transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; as que fazem uso de corticoides em doses igual ou maior que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais; as que façam uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).