Em meio à pandemia da covid-19, Wilson Lima exonera titular da Saúde por dizer a verdade

Governador do Amazonas, Wilson Lima e a nova titular da Susam, Simone Papaiz. Foto: Reprodução/Facebook

Em meio à pandemia de coronavírus, o governador do Amazonas Wilson Lima decidiu exonerar o titular da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, nesta quarta-feira (8). A informação foi confirmada pelo próprio governador durante transmissão on-line nas redes sociais.

Segundo informações, a decisão ocorreu após Rodrigo Tobias ter afirmado, durante entrevista à CNN, que o sistema de saúde do Amazonas iria entrar em colapso nos últimos dias, sendo necessário o uso do contêiner frigorífico no Hospital Delphina Aziz. As declarações ganharam repercussão nacional e foram, inclusive, confirmadas pelo Ministério da Saúde durante coletiva. Na última terça-feira (7), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, chegou a afirmar que se estivesse no Amazonas “estaria preocupado”.

Na transmissão on-line realizada pelo Governo nesta quarta, o governador Wilson Lima apresentou a nova secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, que já foi secretária de saúde de Bertioga, em São Paulo, e vem da capital paulista gerir a saúde pública no Estado.

“Nós vamos enfrentar esse cenário preocupante, nós vamos avançar não somente neste período de pandemia, mas vamos transformar a saúde do Amazonas”, disse a nova secretária que, assim como o ex-titular da Susam, Rodrigo Tobias, é pesquisadora da Fiocruz.