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Em meio ao caos na saúde e crise financeira, Wilson Lima empenha R$ 3,7 milhões em propaganda

 

A crise que atinge as finanças do Amazonas parece não ser tão grave quanto o governador Wilson Lima (PSC) anda alardeando desde que assumiu o Governo em janeiro deste ano. Na contramão do discurso repetitivo – parece até um mantra, né gente? – de ter herdado um rombo de R$ 3 bilhões e do descontrole na folha de pagamentos – inchada pelos governos anteriores, segundo Wilson – , sem contar com o caos instaurado na Saúde Pública, o “governo do novo” não está economizando com propaganda, parecendo estar mais preocupado com a imagem do que com os problemas enfrentados pela população.

Em menos de dois meses de Governo, Wilson Lima já empenhou – ou seja, já se comprometeu em pagar – R$ 3,7 milhões para agências de publicidade. Isto mesmo! Pelo menos R$ 4 milhões dos cofres públicos devem ser destinados, até agora, para publicidade institucional. Os dados estão disponíveis entre as despesas da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), comandada pela ex-diretora de jornalismo da Rede Calderaro de Comunicação, Daniela Assayag – isso não sai na Crítica, tá gente?

Wilson mal “sentou” na cadeira de governador e entre as primeiras medidas estão os “investimentos” em propaganda. Além dos R$ 3,7 milhões empenhados, o Governo já pagou R$ 913,7 mil – ou seja, quase R$ 1 milhão – e deve pagar de débitos do governo de Amazonino R$ 451 mil. Ou seja, somados todos os valores, em pouco mais de um mês de Governo, Wilson destinará mais de R$ 5 milhões para publicidade.

Uma das propagandas está sendo veiculada em horário nobre nas emissoras de TV e rádio do Amazonas. Bem no horário das novelas e dos jornais, é só entrar no intervalo, e lá vem o Governo do Wilson dizendo que já gastou R$ 100 milhões na saúde e que os problemas estão sendo resolvidos – verdade, gente?

De acordo com o empenho disponível no Portal da Transparência, a propaganda em horário nobre foi veiculada no período de 8 a 17 de fevereiro deste ano, com o título “Saúde”, e custou R$ 787,5 mil a serem pagos à Mene e Portella Publicidade Ltda.

“Investimentos”

Dos R$ 3,7 milhões empenhados pelo Governo de Wilson Lima, R$ 2,5 milhões serão pagos à empresa Mene e Portella Publicidade Ltda., R$ 985,2 mil para a View 360 Publicidade e Comunicação Integrada Ltda. e R$ 227,9 mil para a Kintaw Design e Publicidade Ltda.

Entre os empenhos, está um no valor de R$ 1,1 milhão feito pelo Governo via Secom com a empresa Mene e Portella Publicidade Ltda. Segundo a nota de empenho, o valor é referente ao segundo termo aditivo ao Contrato nº03/2017 que tem como objeto a contratação de empresa para prestação de serviço de publicidade e serviços de criação, produção, reprodução e veiculação da campanha com o título “IPVA 2019” no período de 25 de janeiro a 31 de janeiro deste ano.

Pelo visto, para Wilson Lima vale mais dizer que está fazendo alguma coisa do que efetivamente fazer.