Em Parintins, alegorias de Caprichoso e Garantido tomam conta da área de concentração

O festival acontecerá no próximo fim de semana de junho

Foto: João Paulo Castro/Radar Amazônico

Às vésperas do 55° Festival Folclórico de Parintins, marcado para os dias 24, 25 e 26 de junho, as alegorias dos bois Caprichoso e Garantido, começam a tomar conta da área de concentração na Praça dos Bois, atrás do Bumbódromo, local onde acontece o duelo dos bumbás.

Esculturas gigantescas com muita luz, cores e baseadas na mitologia amazônica, chamaram atenção das pessoas que passavam no local e registravam fotos.

O Radar Amazônico acompanhou, nesta terça-feira (21), durante um ‘tour” pelo Boi Garantido, que o trabalho dos artistas continua em ritmo acelerado para um entregar um trabalho bem feito.

Atual campeão do festival, o boi defenderá o tema ‘Amazônia do Povo Vermelho’. Em entrevista ao Radar, o artista plástico Tacio Vieira, que trabalha ao lado de seu pai, Ferdinando Carivardo, comemorou o retorno da festa e disse que o bumbá vermelho e branco promete surpreender.

“Depois de tanto tempo parado, finalmente voltamos. No começo foi meio estranho, porém, a união dos trabalhadores foi primordial para essa volta. Devido ao tempo, foi muita correria, mas voltamos com projetos bonitos. Esse ano o Garantido vem forte e grandioso”, disse.

Dando um breve ‘spoiler’, Tacio adiantou que a sua equipe ficou responsável pelo ritual ‘Apocalipse Karajá’ e a abertura de uma das noites.

Do lado azul, o Radar Amazônico também acompanhou os trabalhos dos artistas envolvidos no projeto alegórico e o ritmo está acelerado.

As peças alegóricas estão sendo montadas com apoio de guindaste e as peças chamam atenção pelas cores e a grandiosidade.

O artista plástico Kennedy Prata, que é responsável pelo ritual indígena ‘A Batalha dos Três Exércitos’, disse que o Caprichoso vem forte para resgatar o título de campeão.

“Todos os artistas o galpão estão incentivados para fazer um grande trabalho. O nosso boi está bonito e, se Deus quiser, sairemos desse festival campeões”, reitera.

Em 2022, o Boi Caprichoso defenderá o tema ‘Amazônia: Nossa Luta em Poesia’.