Em primeiro debate na TV, José Ricardo diz que vai rever contrato com Manaus Ambiental e ampliar serviços de água e esgoto

José Ricardo 23 2

José Ricardo 23 1O candidato a prefeito de Manaus, José Ricardo (PT), participou na noite de ontem (22) do primeiro debate com os prefeituráveis, na TV Band. Ele chegou no prédio da emissora acompanhado de seu vice, Yann Evanovick (PcdoB), na sua conhecida Kombi, utilizada há dez anos para a prestação de contas do mandato, por meio das tribunais populares nas feiras, praças e terminais, e recebeu o apoio da militância da coligação “Compromisso com o Povo”, que lhe aguardava no local declarando palavras de ordem, como “Eu voto 13, eu voto já, José Ricardo, prefeito popular”.

Durante o debate, José Ricardo pode expor várias propostas que está defendendo no seu Plano de Governo para uma futura administração da cidade. Mas o tema da água e saneamento foram marcantes em seu discurso, quando afirmou que irá rever o contrato de concessão com a empresa concessionária Manaus Ambiental, cobrando o cumprimento das metas, além de garantir que irá lutar para levar água encanada e tratada para toda da cidade, dobrar o tratamento de esgoto, como ainda ampliar os beneficiários da Tarifa Social.

“A tarifa de água é cara e o serviço é péssimo. Quase metade da cidade sofre com falta d’água e serviço irregular, mas a conta chega todo mês. Isso sem falar no tratamento de esgoto. Mas esse problema só irá ser resolvido quando o serviço de água voltar a ser público. Enquanto estiver nas mãos de empresários, que só visam lucro, o povo de Manaus continuará sofrendo”, declarou ele, que também quer criar  um programa de reciclagem dos resíduos sólidos, com coleta seletiva em todos os bairros, como ainda limpeza e drenagem dos igarapés.

Ao ser questionado por outro candidato sobre as suas propostas na área da educação, José Ricardo disse que uma das suas primeiras metas à frente da Prefeitura é implantar o Programa Toda Criança na Escola, juntamente com a construção de mais unidades educacionais, para evitar os prédios alugados e inadequados (hoje, são mais de 170 escolas alugadas). “Também queremos criar o Programa Vale Livro do Professor, atualizar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos profissionais da educação, como também cumprir a HTP dos professores e garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas, além de implantar processo democrático para a escolha de gestores de escola, com o apoio da comunidade escolar”.

Ele ainda falou sobre propostas na área da mulher, com a criação do “Centro de Referência dos Direitos e da Cidadania da Mulher”, um espaço estratégico para enfrentar a violência e promover políticas públicas, além da criação da “Casa Abrigo”, para as mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade. E completou que pretende criar o “Bolsa Atleta”, para incentivar a prática desportiva de alto rendimento, e o Passe Livre para Estudantes de baixa renda.

Habitação e políticas para o transporte

Já na manhã desta terça-feira (23), José Ricardo participou do Programa Manhã de Notícias, na Rádio Tiradentes, onde foi entrevistado sobre áreas diversas da cidade, como propostas para a habitação, destacando a construção de 8 mil moradias de interesse social, incluindo loteamentos públicos e privados, a preços subsidiados, para famílias de baixa renda, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida Municipal.

À tarde, ele ainda participou de uma “sabatina”, ao vivo, no Programa Dez na TV, da TV Diário – Record News Manaus, onde respondeu a perguntas sorteadas na hora, nas áreas da política, urbanidade, transporte, educação, orçamento público, economia e moradia. Dentre os assuntos, destacou na área de mobilidade a implantação do Veículo Leve sob Trilho (VLT), renovação da frota de ônibus, além de garantir o preço justo da tarifa, transferindo o controle do sistema para a Prefeitura e dando transparência à planilha de custo.

Como agenda de rua desta quarta-feira (24), os candidatos estarão às 8h no Minicomício com “bandeiraço” na avenida J, no bairro do Alvorada 2, Zona Centro-Oeste, junto com a militância; e à tarde, a partir das 16h30, também Minicomício com “bandeiraço” na avenida Constantino Nery, ao lado do Terminal 1. Às 14h, ainda participa de debate sobre a Crise do Estado Brasileiro e os Servidores Públicos, no auditório da Sefaz (Aleixo).

Agenda: 24/08/2016

8h  – Minicomício com “bandeiraço” na avenida J, no bairro do Alvorada 2.

14h – debate sobre a Crise do Estado Brasileiro e os Servidores Públicos, no auditório da Sefaz (Aleixo).

16h30 – Minicomício com “bandeiraço” na avenida Constantino Nery, ao lado do Terminal.

Texto e fotos: Assessoria do candidato