Em reunião com moradores do Morro da Liberdade, José Melo defende melhorias substanciais para a saúde do Amazonas

Melo-morro da liberdadeA ampliação e a modernização da oferta de serviços na área de saúde é um dos destaques editados no plano de gestão do governador do Amazonas e candidato à reeleição José Melo (Pros). O candidato da coligação “Fazendo mais por nossa gente” apresentou as propostas do setor para moradores do Morro da Liberdade, na zona sul de Manaus, durante uma reunião aberta realizada na noite desta quarta-feira, 17 de setembro.

A criação de 900 novos leitos hospitalares a partir da ampliação de cinco hospitais da capital, o aumento da oferta de cirurgias em 30% na capital e, no interior, levar médicos de diversas especialidades são algumas das melhorias apresentadas por Melo no eixo da sáude.

A melhoria do sistema está inserida dentro de novos programas que serão criados reforçando o atendimento e enfrentando carências principalmente no interior como a falta de médicos especialistas. Para isso, José Melo vai criar os programas ‘Pronto Especialista’ e ‘Operação Saúde’. Com eles, o governo estadual passará a oferecer em 14 municípios-polo serviços médicos especializados, com atendimento, acompanhamento e cirurgias, evitando a necessidade de deslocamento dos pacientes para a capital.

Com o programa “Pronto Especialista” a expectativa de José Melo é disponibilizar nesses municípios polo atendimento permanente com equipes de cinco médicos especialistas: cirurgião, pediatra, ginecologista/obstetra, anestesista e clinico geral. Já o programa “Operação Saúde” irá complementar essa iniciativa. A ideia é levar cirurgias de maior complexidade para a população do interior. “Vamos oferecer atendimento permanente para a população levando médicos especialistas. No interior, vamos criar um novo centro de diagnóstico e tratamento do câncer e ampliar os serviços da Fundação Cecon em Manaus. Faremos convênios com as prefeituras para garantir o funcionamento das unidades de saúde e com isso desafogar os hospitais”, acrescentou Melo.

Na capital, além da construção do Hospital da Zona Norte de Manaus, cuja primeira fase já foi entregue e a segunda parte está em obras e que vai somar um total de 300 leitos, José Melo defende a ampliação de outros hospitais, tais como, o Hospital Adriano Jorge, 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, somando 900 novos leitos hospitalares na capital. “Vamos acabar com as filas de espera por atendimento ou cirurgia. A saúde precisa melhorar e nós aceitamos esse desafio”, declarou.