Emenda que garante exames de colo de útero vai ajudar no combate ao câncer

Uma emenda impositiva do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB-AM), garante exames de colo de útero para ajudar no combate ao câncer no Amazonas. A emenda destina recursos para aquisição de equipamentos que realizam os exames que detectam a doença causada pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), para o Laboratório Municipal de Especialidades Professor Sebastião Ferreira Marinho da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), localizado na rua Rio Purus, no Vieiralves.

“Lamentavelmente, nem no ano retrasado, nem no ano passado, os governos e os secretários de Saúde do Estado, à época, não tiveram interesse em liberar a emenda. Esse ano, de novo, apresentei uma nesse sentido, que deve ser liberada em favor da Prefeitura de Manaus. Espero que, pelo terceiro ano consecutivo, não exista impedimento para o encaminhamento e execução”, disse Serafim.

De acordo com a médica ginecologista Mônica Bandeira de Melo, entusiasta da iniciativa, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCECON), identifica 200 mortes por ano causadas pelo câncer de colo de útero. As emendas impositivas devem ser executadas até o dia 31 de dezembro de 2019.

Com informações da assessoria do deputado.