Empresário cometeu crime ambiental, deve milhões a empregados, mas tem vida de luxo em Manaus

Se fosse qualquer um pobre mortal trabalhador desse Estado já estaria, quem sabe, até preso, mas o empresário Valmir de Moura Nogueira, dono de nada mais nada menos do que oito empresas – isso que saiba oficialmente – é um velho conhecido da Justiça que até agora não conseguiu enquadrá-lo nas Leis. Valmir, faz e acontece sem ser punido, não executa totalmente obras para as quais foi pago, comete crime ambiental, deixa centenas de funcionários na mais completa miséria sem seus salários, mas vive uma vida de luxo sem ser incomodado pela Justiça.

Nesta semana, choveram denúncias no Radar de funcionários da NV Indústria, Comércio e Construção Ltda, de propriedade do mega empresário. Eles questionam o fato do empresário ter vários bens, estar sendo alvo de execuções judiciais em diversos processos, não pagar os funcionários, mas continuar vivendo uma vida luxuosa, em Manaus.

Segundo consulta no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), em alguns processos, já há decisão pela penhora de bens, mas as informações são de que o empresário não tem bens para penhora em seu nome. Porém, todo mundo na cidade sabe que o empresário tem vários bens, mas deve estar fazendo o que todo empresário inescrupuloso faz, se desfazendo dos bens justamente para não arcar com os débitos questionados judicialmente.

E enquanto Valmir Nogueira dá seu jeito de se manter impune, as juízas Maria Eunice Torres do Nascimento e Mônica Cristina Raposo da Câmara Chaves do Carmo se julgaram suspeitas para analisar os processos do mega empresário. A juíza Mônica Cristina da Câmara Chaves passou um ano com o processo, sob a justificativa de estar analisando para depois não analisar coisa alguma e se declarar suspeita.

E os indícios de maracutaia são claros. O empresário Valmir de Moura Nogueira usa como “donos” de suas empresas os próprios filhos, Carlos Bruno Nogueira e Caroline Nogueira. As várias empresas do hiper empresário são Indústria de Fraldas Descartáveis Jungle Baby, Auto Posto Nogueira – Comércio de Derivados de Petrólio Ltda, Macurany Empreendimentos Imobiliários Ltda, Bela Vista Empreendimentos Imobiliários Ltda e Maria do Carmo Empreendimentos Imobiliários Ltda, sem contar com a NV Construtora e as empresas CGN Comércio, Importação e Exportação Ltda e GV Bar e Restaurante Ltda, inativas. (Veja os CNPJs no fim da matéria)

Destas empresas, a Auto Posto Nogueira e Comércio de Derivados de Petróleo tem como um dos sócios até um menor de idade : Carlos Bruno Nogueira representado pelo pai: ninguém menos do que Valmir Nogueira.

Exemplo de obra

A NV Construtora foi responsável pelas obras do residencial Minha Casa, Minha Vida, em Parintins. O residencial até foi feito, mas a estrada de acesso ao local ficou intransitável ao ponto dos moradores realizarem um protesto pedindo a intervenção do Ministério Público e dos órgãos de controle. Na época, os moradores alegaram que a construtora tinha recebido para construir a via de acesso ao residencial, mas não tinha executado a obra.

Para construir o residencial, chamado de Residencial Vila Cristina, a NV Construtora derrubou 80 castanheiras adultas, centenárias. O crime ambiental virou destaque nacional, mas com Valmir não aconteceu nadica de nada – vai tu que é pobre fazer uma coisa dessas e virar notícia em nível nacional que vai parar na cadeia. Além disto, a empresa ainda teria fechado a extensão de uma rua na comunidade e levantado um muro para construir as residências. As primeiras das 1.117 unidades do Residencial Vila Cristina ficaram prontas em 2012.

Em 2010, a NV Construtora deixou os moradores do residencial por sete dias sem água. Além de construir o Vila Cristina, a NV também ficou responsável pelo determinados serviços de manutenção no empreendimento mas alegou, na época, não ter achado para contratar um simples encanador hidráulico no município.

Ver CNPJ da Jungle Baby

Ver CNPJ do Auto Posto Nogueira

Ver CNPJ da Maria do Carmo Empreendimentos Imobiliários

Ver CNPJ da Bela Vista Empreendimentos Imobiliários

Ver CNPJ da Macurany Empreendimentos Imobiliários