Enem: 8,7 milhões de inscritos fazem prova neste fim de semana

enem 7Mais de 8 milhões de brasileiros fazem  as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) hoje (8) e amanhã (9). Serão 8,7 milhões de candidatos realizando o exame em 242 mil salas em locais de exame de 1,7 mil cidades.

Neste ano, o número de inscritos é 21,7% maior que o registrado no ano passado, quando 7,2 milhões de pessoas manifestaram interesse em fazer o exame.

Entre os participantes, 4.990.025 já concluíram o ensino médio, enquanto 1.748.588 devem terminá-lo neste ano. As mulheres representam 58% candidatos – mais de 5 milhões. Também representam 58% os inscritos que se autodeclararam negros e 37,7%, brancos.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), aproximadamente, de 75% dos candidatos não precisaram pagar a taxa de R$ 35 por carência comprovada ou por serem estudantes de escolas públicas.

A região sudeste concentra a maior parte dos candidatos (35%), seguida das regiões nordeste, com 32%; sul, com 12%; norte, com 11%, e Centro-Oeste, com 9%. São Paulo, que tem 15% dos candidatos do País, Minas Gerais (11%) e Bahia (7%) são os estados com maior percentual de inscritos.

Destaca-se o aumento do número de inscritos no Rio de Janeiro: são cerca de 580 mil estudantes, 18% a mais do que no ano passado. Já em São Paulo, o crescimento foi de 16% com relação aos inscritos em 2013.

A garantia de segurança nas regiões de aplicação da prova é responsabilidade dos CICCs (Centros Integrados de Comando e Controle). Os centros foram usados nas operações de segurança das 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Eles dispõem de equipamentos para monitorar, em tempo real, as ruas das cidades e, com isso, contribuem para que policiais, bombeiros e outros agentes de segurança ajam rapidamente, caso seja necessário.

Fonte: R7