Enfermeiros da Semsa fazem manifestação contra violência nas UBS e em defesa de seus direitos, nesta terça-feira (23)

enfermeirosNa manhã desta terça-feira (23), os enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) farão uma manifestação, com concentração marcada em frente à sede da Prefeitura de Manaus, na avenida Brasil, Compensa, no horário de 8hs às 10hs. O anúncio foi enviado ao Radar pelo Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Amazonas.

Segundo o sindicato, “o ato público é uma manifestação pacífica dos servidores públicos (enfermeiros) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e terá o objetivo de expor a indignação dos profissionais de saúde com a violência que está adentrando aos ambientes de trabalho nas UBSF’s (Unidades Básicas de Saúde da Família) e UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) todos os dias e a ausência de providencias diante desta situação”.

A manifestação também tem o objetivo de reivindicar a aprovação da Lei para reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS/2014) dos profissionais da SEMSA na Câmara Municipal de Manaus e posterior sanção pelo prefeito Arthur Neto. A categoria explica que, em negociações com os secretários municipais de saúde e de Economia e Finanças (Semef), foi atendida em parte em suas reivindicações, mas o acordo ainda não saiu do papel. “Não houve uma data definida para a proposta ser encaminhada e aprovada na Câmara Municipal de Manaus, apesar de várias solicitações requeridas para definição de data. Quanto à parte não negociada estamos nos organizando para podermos inferir junto à Prefeitura e os setores competentes”, explicam os sindicalistas.