Enquanto doentes morrem nos hospitais, dinheiro da saúde enriquece corruptos no Amazonas (ver vídeos)

esquema-de-desvio-da-saude-autoridades-capa

esquema-de-desvio-da-saude-2Uma operação denominada “Maus caminhos foi deflagrada na manhã desta terça-feira(20), pela Polícia Federal, com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), e tem objetivo de combater o desvio de recursos da saúde pública. Vários mandados de busca, apreensão e conduções coercitivas foram  cumpridos em Manaus e em alguns municípios do interior, além de Belo Horizonte (MG), Goiânia(GO),São Paulo(SP) e Brasília (DF). Ao todo foram 13 mandados  de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 41 mandados de busca e apreensão, três conduções coercitivas, 31 mandados de sequestro de bens, 21 mandados de bloqueio de contas de pessoas físicas e jurídicas.

“Infelizmente, o dinheiro da promoção da saúde no Amazonas, em Manaus e em outras cidades do Estado estavam sendo destinados para sustentar uma vida de luxo e ostentação”, disse o delegado da PF, Alexandre Teixeira, da delegacia de Repressão a Crimes de Corrupção e Crimes Financeiros. O delegado informou que a organização criminosa usava uma entidade sem fins lucrativos, conhecida como Instituto Novos Caminhos, para o esquema de corrupção onde foram detectados pela investigação da PF e CGU superfaturamentos, duplicidade de notas fiscais e pagamento de serviços de saúde que jamais foram realizados. O Instituto Novos Caminhos teria recebido, de 2014 até os dias atuais quase 50% dos recursos do Fundo de Saúde do Estado.

O delegado deu detalhes do esquema criminoso, ao explicar que funcionários das empresas também faziam parte do instituto, ou seja, geriam os recursos e pagavam a si próprios. Foram constatadas inúmeras fraudes pelo trabalho de fiscalização e auditoria, como superfaturamento, duplicidade de notas fiscais, triangulações que permitiam que essas empresas ganhassem dinheiro por meio de prestação de serviços de terceiros, então foi detectado uma gama enorme de fraudes para poder desviar esse dinheiro, nós estamos investigando o instituto e a fraude por meio dessas transferências de recursos público”, explicou.

esquema-de-desvio-da-saude-envolvidosSegundo a PF, a secretária executiva adjunta do Fundo Estadual de Saúde do Amazonas Keytiane Evangelista de Almeida, está entre os presos. A polícia detectou que ela mantinha contato com os principais envolvidos no esquema. O dinheiro desviado pela organização criminosa soma mais de R$ 112 milhões e foi usado para a compra de carros de luxos, mansões, jatinhos e helicópteros.
Nossa equipe registrou em vídeo a chegada do médico Mouhamad Moustafá, apontado como principal envolvido no esquema de corrupção na saúde publica do Amazonas e também a apreensão de vários veículos. O Radar Teve acesso uma lista, com os nomes de presos já identificados, assim como documentos com os nomes dos proprietários dos veículos.

Investigação

Segundo a Polícia Federal, a entidade recebeu de abril de 2014 a Dezembro de 215 mais de R$ 200 milhões para a administração de Unidades de Pronto Atendimentos (UPA), como  o Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos, com sede em Rio Preto da Eva, Maternidade Enfermeira Celina Villacrez Ruiz, em Tabatinga e Pronto Atendimento Campus Sales em Manaus.

No decorrer da investigação ficou comprovado que o Instituto Novos Caminhos funcionava no mesmo local das empresas que faziam parte do esquema, Salvare Serviços Médicos LTda, Total Saúde Serviços médicos e Enfermagem Ltda e a Sociedade Integrada Médica do Amazonas Ltda, todas dirigidas pelo empresário e médico Dr. Mouhamad Moustafa.
Todos os envolvidos poderão respondes pelos seguintes crimes, de organização criminosa, peculato, fraude licitatória, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

esquema-de-desvio-da-saude-doc-1

esquema-de-desvio-da-saude-doc-2

esquema-de-desvio-da-saude-doc-3

esquema-de-desvio-da-saude-doc-4

esquema-de-desvio-da-saude-doc-5

esquema-de-desvio-da-saude-doc-6

esquema-de-desvio-da-saude-doc-7

esquema-de-desvio-da-saude-doc-8

esquema-de-desvio-da-saude-doc-9

esquema-de-desvio-da-saude-doc-10

esquema-de-desvio-da-saude-doc-11