Escolas municipais infantis realizam pesquisa de qualidade no ensino

Fotos – Eliton Santos / Semed

Cerca de 150 escolas municipais da educação infantil vão participar de uma pesquisa para diagnosticar a qualidade no ensino nas creches e pré-escolas de Manaus. A pesquisa acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, a Fundação Maria Cecília Vidigal e o Laboratório de Estudo e Pesquisa Economia Social (Lepes), que será responsável pelo estudo.

Com isso, Manaus e mais 11 municípios brasileiros serão observados pelos pesquisadores da Lepes. As pesquisas estão previstas para acontecer entre os meses abril e maio.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, os bons resultados alcançados na educação de Manaus são consequência do trabalho desenvolvido pelos professores em sala de aula.

“A principal causa do nosso sucesso, sem dúvida nenhuma, foi o empenho, motivação e compromisso dos nossos professores em sala de aula com o apoio dos assessores e gerentes pedagógicos, que assumiram e trabalharam com metas e resultados, conforme as diretrizes do prefeito Arthur Virgílio. A avaliação não coloca em xeque a competência dos nossos educadores, isso é um balizador do nosso fazer, que mostrará onde podemos melhorar”, comentou Kátia.

A pesquisa é uma forma de conhecer o que é oferecido pelo município na educação infantil em termos de equipamentos, estrutura, formação aos professores, além do relacionamento entre escola e família.

Aproximadamente 30 observadores estarão envolvidos nesse processo, que receberão orientações da Lepes. O resultado da pesquisa deve ser divulgado em setembro.

(*) Com informações da Semed