Escritora amazonense recebe homenagem na Aleam

O deputado estadual Wanderley Dallas (SD), autor da homenagem a escritora amazonense Irlen Leal Benchimol na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), destacou o talento da escritora durante a sessão especial no Plenário Ruy Araújo.

“Presto essa homenagem porque sei que as suas três obras, assim como as outras que virão, tem ótima influência na vida das crianças. Quando conhecemos o trabalho desses três livros, abre-se a porta da imaginação para a valorização do ser humano”, afirmou Dallas.

A escritora recebeu uma Placa de Homenagem das mãos de Dallas. Irlen nasceu em Manaus, é formada em Direito e é servidora pública do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), e é autora de livros infanto-juvenil.

A escritora recebeu a homenagem como reconhecimento. “Fico feliz em receber essa homenagem da Assembleia, de reconhecimento pelo meu trabalho, enquanto mulher e escritora, ainda mais de livros infantis. Isso é muito gratificante”, emocionou-se.

Ela contou que a inspiração de escrever para o público infantil veio do próprio filho, Ilan. “Meu filho Ilan foi a minha principal inspiração, com todas as suas brincadeiras de piratas. Tenho recebido muitas homenagens de crianças”, conta a escritora. “Ontem mesmo recebi 60 cartas de crianças de até 14 anos. É bom receber o depoimento delas de que mudaram seus comportamentos, em casa, na escola, e que passaram a respeitar o meio ambiente”, relembrou.

Irlen falou também sobre a inclusão de crianças com Síndrome de Down, tema abordado em seu terceiro livro. “A inclusão de crianças com síndrome de Down veio de um depoimento de uma mãe que relatava que seu filho não se sentia incluído em propagandas e ações infantis”, explicou a escritora. “A partir daí eu criei o personagem Eugênio, que acabou sendo muito bem aceito. É uma obra encantadora que demonstra que na vida prevalece o amor”, acrescentou a escritora..

Participaram também da homenagem, a juíza titular da 15ª vara cível, Regina Maria Jansem Simões, titular da 1ª defensoria pública forense de família, o vereador Dallas Filho (PMDB), Marcio Souza, presidente do Conselho Municipal de Cultura, Seilani Almendros, subcontroladora geral do Estado, Nícia Petrucelli, professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Sanã Almendros, juíza titular da 15ª vara criminal.

Com informações da assessoria do deputado