Espaços culturais abertos ao público durante o ano inteiro

Durante o ano inteiro, espaços culturais ficam abertos ao público de todas as idades, como uma alternativa de lazer e entretenimento, fomentando a cultura no estado. Conheça alguns deles e programe-se!

Espaço Cultura 3Usina Chaminé

De terça a sexta, das 8h às 14h, e aos sábados, das 9h às 13h, o Centro Cultural Usina Chaminé funciona num prédio que foi construído em 1910, para ser uma usina de tratamento de esgotos da cidade. Com características neo-renascentistas, o prédio possui, ao lado direito, uma chaminé de 24 metros, construída com tijolos compactos refratários, coroada por um chapeló em ferro moldado. Por isso, ficou conhecido como Chaminé.

Espaço Cultura 2O espaço, tombado como Monumento Histórico do Amazonas, em 1988, hoje em dia, oferece atividades voltadas para crianças, no Espaço Criança, com exibição de filmes, oficinas infantis e teatro de fantoche. A Usina também recebe a Exposição Permanente “Os Sentidos da Amazônia”, uma imersão na Amazônia através dos cinco sentidos. A exposição “Infância Amazônica”, do Fotógrafo Daniere Ferreira também pode ser conferida.

Espaço Cultura 4Biblioteca Emídio Vaz D’Oliveira

Inaugurada em 28 de novembro de 2001, a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira atende crianças de 4 a 10 anos, desenvolvendo diversas atividades como: visita guiada, mediação de leitura, hora do conto, oficinas de artes-educação, teatro de fantoches, exibição de filmes, brincadeiras e dinâmicas, jogos culturais e recreativos, exposições temáticas e atendimento, além de orientação à leitura e pesquisas escolares.

Espaço Cultura 5O espaço, localizado na Rua Dr. Almínio, Centro, funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, com várias estações. A Estação da Leitura e Gibiteca, estimulando nas crianças o hábito da leitura, A Estação da Ciência, aonde as crianças podem entender o funcionamento do corpo humano, a Estação da Astronomia, levando as crianças a uma viagem imaginária através do sistema solar, tendo como finalidade identificar e conhecer os planetas e as constelações que o compõem, entre outras.

Espaço Cultura 1Centro Cultural dos Povos da Amazônia

 O Centro Cultural dos Povos da Amazônia, localizado no Distrito Industrial I, próximo à Bola da Suframa, inaugurado em 2007, é um espaço que visa valorizar, difundir e disseminar informações sobre os países que compõem a Amazônia Continental: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e o território ultramarino francês, a Guiana Francesa, com espaços que popularizam a cultura e os conhecimentos de preservação e valorização das identidades culturais e do patrimônio natural da região.

O Centro disponibiliza pesquisas científicas e acadêmicas que fazem parte dos acervos do Memorial e Biblioteca Mário Ypiranga Monteiro e, no Núcleo de Documentação Samuel Benchimol. Também conta com exposições permanentes e temporárias que retratam o cotidiano amazônico como a Maloca Aruak, a Casa do Caboclo, Xapono Yanomami, Barracão do Guaraná, entre outros, além da representatividade do transporte regional, através das canoas.  De segunda a sexta, das 8h às 14h.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br/)