Espaços públicos de Manaus ganham revitalização com parceria compartilhada

A Prefeitura de Manaus está revitalização praças e parques públicos da cidade para dar mais qualidade de vida à população com áreas de convívio social revigoradas. O bom resultado só tem sido possível através do Programa de Adoção de Espaços Públicos que permite a responsabilidade compartilhada entre o município, empresas privadas e a própria comunidade.

“Desde que assumi a gestão da cidade de Manaus as parcerias público-privadas foram priorizadas e, sobretudo, após a efetivação da Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos, essa política vem ganhando força, mostrando resultados muito positivos. Manaus é linda e é a nossa cidade, de todos nós, então é muito bom perceber que empresas e a própria população estão somando forças com o nosso projeto de tornar a capital ainda mais urbanizada”, disse o  prefeito Arthur Virgílio Neto, ao destacar que a partir Semppe, foi possível mostrar a importância do colaborativismo no serviço público.

A secretária da Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), Maria Josepha Chaves, reforçou que todo o investimento da revitalização dos espaços foi realizada pela iniciativa privada. “Estamos estabelecendo uma nova relação de parcerias com a iniciativa privada e a população de Manaus, seguindo a determinação do prefeito Arthur em buscar formalizar projetos que tornem a cidade mais verde e sustentável, por meio de revitalização paisagística e urbana, promovendo o bem-estar coletivo e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Estamos contentes, porque empresas e associações estabelecidas na cidade vêm atendendo ao chamado da prefeitura”, disse.

Espaço revitalizados

Exemplo dessa responsabilidade compartilhada tem acontecido na praça das Flores, na rua Croto, Conjunto Flamanal, Planalto, zona Oeste, onde a construtora MRV e MAC Empreendimentos Imobiliários realizam serviços de recuperação do espaço e moradores voluntários da comunidade estão ajudando a pintar e organizar cada detalhe. Ao fim das obras, a praça será adotada pela Associação do Conjunto Flamanal e terá sua manutenção garantida pelos próximos cinco anos.

A praça das Flores vai contar com revitalização urbana e paisagística, com a construção de novas calçadas com acessibilidade, bancos, novo paisagismo, lixeiras, nova biblioteca ao ar livre, playground, iluminação decorativa em LED, pintura das quadras, academia ao ar livre adaptada para cadeirantes, além de asfaltamento, pintura do meio-fio, calçadas e iluminação LED no entorno.

Outros espaços onde as paisagens e a rotina já foram mudadas são no bairro da Compensa, com a inauguração do Parque da Juventude Rio Xingu, nos arredores da praça Santos Dumont, no Centro, e no Planalto, com as obras de revitalização da praça das Flores.

Vale destacar que a revitalização e adoção da praça é fruto de uma ação integrada entre a Semppe e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza Urbana (Semulsp), Infraestrutura (Seminf), de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e os institutos municipais de Planejamento Urbano (Implurb) e de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).