Especialista alerta sobre os cuidados na compra dos ovos de Páscoa

ovos de páscoa 2A poucos dias da Páscoa, a procura pelos ovos cresce nos supermercados. Muita gente quer presentear familiares e amigos e às vezes esquece de prestar atenção em alguns detalhes. Além da qualidade, é importante também ficar atento ao peso, se o preço anunciado é o mesmo cobrado.

Nas prateleiras são muitas opções. Para nada dar errado tem gente que não arriscou em deixar as compras para a última hora. “Melhor vir hoje porque sábado vai estar muito cheio, já que o brasileiro costuma deixar tudo para última hora”, diz a dona de casa Lilian Gonçalves.

Mas ninguém deve comprar nada sem avaliar bem. “Eu sempre olho como é que está, se está tudo certo, se não está violado, se está dentro da validade, sempre”, conta o policial civil Paulo Lemes.

A variedade de ovos nos supermercados ainda é grande. Tem para todos os gostos e bolsos também. Mas, segundo a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), antes de ser seduzido pelas cores, sabores ou promoções é importante ficar atento a alguns itens, como peso, validade, qualidade e certificação.

O assistente técnico Luiz Roberto de Souza diz que geralmente só se preocupa com a marca. “Os outros detalhes realmente eu não procuro”, confessa.

O especialista em consumo Dori Boucault ainda alerta que não se deve comparar a numeração de ovos de marcas diferentes. “Muita gente procura ver pelo número, mas o número às vezes é por fábrica, uma referência daquela fábrica. Então, não faça comparação por números iguais, pois os pesos são diferentes”, esclarece. Ele diz também que antes de levar o ovo para casa é importante olhar muito bem. “Se tiver em áreas frias ou muito quentes principalmente, porque isso vai alterar o sabor do chocolate.”

O especialista também alerta sobre a importância da nota fiscal, do prazo de validade, da verificação da origem, se está quebrado ou não.

Sobre a troca, segundo Boucault, a própria loja que vendeu tem a obrigação de trocar e não a fábrica. “Quem fez essa reparação depois acerta com o seu fornecedor. Então ninguém vai sair prejudicado, mas para isso é importante sempre ter a nota fiscal em mãos”.

Hoje em dia é comum encontrar brinquedos em ovos para atrair as crianças e os cuidados devem ser redobrados nesses casos. “É essencial verificar a idade dela e se o que tem dentro do ovo é compatível, se é da mesma idade, se tem diferença em algo. Senão é comer o ovo e engulir a peça”, conclui.

Fonte: G1