Espetáculo “A Lenda da Cobra Grande” estreia no Youtube neste sábado (01)

Foto: João Taneda

Estreia neste sábado (01), o espetáculo “A Lenda da Cobra Grande’’, que conta a história da cobra Norato, baseada em uma lenda amazônica sobre uma serpente encantada que vivia com sua irmã gêmea, Maria Caninana, no fundo do rio. Os internautas mirins já podem assistir ao espetáculo acessando o link.

A cobra Norato teria feito amizade com um soldado que o ajudou a remover o encanto, tornando-o um homem para o resto de sua vida. A lenda mistura os personagens locais Cobra Grande (ou Boiúna) e Boto. Esta lenda amazônica produziu uma obra-prima da moderna literatura brasileira, o livro “Cobra Norato”, do famoso escritor Raul Bopp.

O espetáculo faz parte do projeto “Contando Lendas”, criado por João Pedro Taneda, que recebeu o incentivo do governo federal, por meio da Lei Aldir Blanc, e do prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, para realizar a obra.

Projeto pedagógico e artístico

João Pedro explica que se trata de um projeto que propõe a temporada, no YouTube, da encenação teatral infantil ‘A Lenda da Cobra Grande’. Ele ressalta que é uma forma de contribuir com atividades pedagógicas e culturais para o público infantil e, ao mesmo tempo, proporcionar que as crianças tenham acesso ao teatro, principalmente neste momento de pandemia da Covid-19.

“Como a pandemia tem mantido as pessoas em isolamento, é preciso cuidar do estado mental de todos, sobretudo das crianças, por isso trazemos o lúdico e o sonho diante de um momento tão obscuro”. Para ele é importante proporcionar às crianças, que não estão acostumadas a ficarem isoladas socialmente, momentos de alegria, entretenimento e encantamento. “Para isso, escolhemos este espetáculo, que reúne teatro, animação, narração de história e lenda amazônica”, explica o produtor.

(*) Com informações da assessoria