Estreia de artesãos amazonenses é destaque em evento de Pernambuco

A estreia de artesãos cadastrados na Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), na Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), em Pernambuco, foi um sucesso. Foram 344 peças vendidas, uma arrecadação de R$ 6,3 mil e mais de 19 contatos para vendas futuras.

O evento, que terminou no domingo (15), ofereceu uma rica programação cultural em mais de 800 espaços com a exposição do melhor do artesanato mundial. O artesanato amazonense, por exemplo, chamou a atenção dos visitantes da feira pela individualidade e personalidade encontradas nos trabalhos apresentados.

Os artesãos locais, que participaram do evento conquistaram o público e receberam novos convites para estar em mais duas feiras nacionais, uma no Rio de Janeiro e outra em Brasília, ambas este ano.

A secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, ressaltou que a participação dos artesãos amazonenses na Fenearte faz parte do programa Manaus Empreende com a ação Manaus Feita à Mão. “Isto demonstra a importância do segmento para a economia de Manaus e a valorização do artesão como um empreendedor que leva a nossa cultura junto ao trabalho que desenvolve. Isto é o que mais o prefeito Arthur Virgílio Neto tem destacado em suas diretrizes”, comentou.

De acordo com uma das artesãs cadastradas na Semtrad presente no evento, Maria Auxiliadora, a participação na feira trouxe mais visibilidade e novas perspectivas para o artesanato amazonense. “A nossa participação, além de ter nos dado uma nova visão, também nos deu novas possibilidades. Foi mais uma porta aberta para nós artesãos. Tivemos a chance de buscar novas ideias, novos conceitos e trazê-los para dentro do nosso empreendimento”, disse ela.