Estudantes amazonenses vencem Gincana Nacional de Economia

As estudantes de economia Giovanna de Almeida Gonçalves e Fernanda Almeida Sousa, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), venceram a 8ª Gincana Nacional de Economia, título inédito pelo Amazonas. A competição aconteceu em Porto Velho (RO), nos dias 20 e 21 deste mês, durante o XXVI Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since).

Promovida pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), a disputa contou com a presença de 25 competidores, representando 14 estados. A Gincana consiste em um jogo eletrônico, dividido em três fases, onde duplas de estudantes reveem conceitos de economia, elaboram estratégias, e contam com a sorte.

De acordo com a coordenadora Nacional da Gincana, economista Denise Kassama, que também é conselheira federal pelo Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), essa é uma competição motivadora, que resgata o orgulho pela carreira. “A Universidade do Estado do Amazonas é uma veterana da competição, tendo ganhado ao longo do tempo dois terceiros lugares, um segundo lugar e agora, o sonhado primeiro lugar. Muito orgulho dessas meninas”, comemora.

Já o presidente do Corecon-AM, Francisco de Assis Mourão Júnior, considera o evento de fundamental importância para os estudantes. “Desde que foi criado, temos nos esforçado para sempre realizar a seletiva regional e enviar os competidores para nacional, pois entendemos que é preciso valorizar as futuras gerações de economistas. Parabéns à dupla campeã e a todos os alunos que participaram e se esforçaram nessa competição”.