Estudantes de saúde auxiliam na realização de mais de 30 mil testes rápidos de Covid-19 em Manaus

Foto: Cleudilon Passarinho/Cetam

Estudantes do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) estão trabalhando em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) na realização de testes rápidos para detectar casos de Covid-19 em Manaus. Os 33 alunos são dos cursos técnicos em Hemoterapia e Enfermagem ministrados na Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra.

Os exames começaram a ser realizados dia 18 de agosto e são voltados a servidores das secretarias de Estado de Educação e Desporto e de Administração Penitenciária (Seap). O posto de coleta foi montado no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo). Os interessados têm até 30 de setembro para fazer os testes, disponibilizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

É preciso que os servidores façam um agendamento prévio pelo aplicativo Sasi, que pode ser baixado no celular. Daí, serão informados horário e local do exame. No Sambódromo, o teste é feito em quem chega a pé ou de carro pelo sistema drive thru. O resultado é enviado por e-mail. O profissional que testar positivo para a doença será encaminhado a uma das unidades de atendimento de referência em casos do novo coronavírus para que receba tratamento e orientação adequados.

Os alunos do Cetam estão dando agilidade à demanda prevista de 30 mil testes. O trabalho que eles vêm realizando tem sido supervisionado pela professora do Cetam na Escola Francisca Saavedra, a biomédica Márcia Kamila Silva de Souza. Para ela, a parceria com a FVS é importante tanto para a sociedade, beneficiada com os exames, quanto para os alunos que estão tendo a oportunidade de vivenciar um trabalho diferente.

Segundo o diretor da Escola Francisca Saavedra, professor Salatiel Gomes, esse tipo de ação que os alunos da unidade vêm realizando junto à FVS contribui para o fortalecimento da formação profissional de todos. “Isso é maravilhoso, sobretudo no processo de aplicação dos conhecimentos teórico-práticos”, ressaltou Salatiel.

*Com informações da assessoria.