Etapa regional do Torneio Sesi de Robótica acontece neste fim de semana

A partir desta sexta-feira (30), acontece o Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League (FLL), etapa regional da temporada 2018/2019, no SESI Clube do Trabalhador. A competição vai reunir em Manaus 29 equipes de escolas públicas e particulares do Amazonas e outros Estados da região. Com entrada gratuita, o evento segue até sábado (1°), sempre das 9h às 18h.

Além das competições, o público poderá conferir palestras, oficinas de robótica, encontro de cosplay e food trucks.

Operador oficial do Torneio, o SESI participa dessa etapa com 17 equipes, nove só do Amazonas, o maior número de competidores no Torneio, sendo cinco da Escola SESI Émina Barbosa Mustafa, do bairro São José, e uma da Escola SESI Adalberto Ferreira do Vale, do Distrito Industrial, em Manaus, além de um representante de cada escola no interior – Itacoatiara, Parintins e Iranduba.

O SESI está representado ainda por uma escola de Rondônia, uma do Acre, uma do Amapá, uma do Pará, duas de Tocantins e duas de Roraima.

Na competição, os participantes, na faixa dos 9 aos 16 anos de idade, terão que desenvolver um projeto, a partir da programação de robôs autônomos, para cumprir uma série de missões relacionadas a um tema científico do cotidiano. Na temporada 2018/2019, a partir da temática “Into Orbit” (Em Órbita, em inglês), o desafio é explorar temas, como satélites, foguetes, comunicação, sobrevivência, aspectos psicológicos de uma viagem espacial, além das situações de estresse a que os astronautas são expostos.

Para quem deseja fazer sua própria viagem pelo nosso Sistema Solar, o SESC estará participando como uma das atrações do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League, com a Mostra Planetário SESC, uma cúpula que projetará imagens que simulam uma viagem particular dos visitantes.

Estão programadas também as palestras “A Física de Jornada nas Estrelas”, com Henrique Silva dos Santos, do Projeto Cosmo; “Astronomia Indígena”, com Nélio Sasaki, da Universidade do Estado do Amazonas; e “Inteligência Artificial”, com João Ponciano, da Samsung Ocean.

Com informações da assessoria de imprensa.