Ex-prefeito de São Gabriel da Cachoeira é denunciado pelo MPE por fraude em licitação

O ex-prefeito de São Gabriel da Cachoeira (a 848 quilômetros de Manaus), René Coimbra, foi denunciado pelo Ministério Público do Estado (MPE-AM) por fraude em licitação.

A ação foi ajuizada na última quinta-feira (27) pelos promotores de Justiça que integram o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e da Promotoria de Justiça de São Gabriel da Cachoeira.

De acordo com o MPE, a fraude ocorreu durante os anos de 2013 e 2016. René Coimbra realizou processos licitatórios fraudulentos para serviços de limpeza pública e coleta de lixo urbano, em 2013, no valor de R$ 1,1 milhão, para, na verdade beneficiar parentes. Os contratos ficaram vigentes até 2016.

Além do ex-prefeito, foram denunciados o pregoeiro da Prefeitura na época, Carlos Sebastião dos Santos Gonçalves (cunhado de René Coimbra), os sócios da empresa Ecoagro Comércio e Serviços de Limpeza Ambiental Ltda, Marcelo Palhano Sanches e João Hipolito do Valle Júnior, com sede em Presidente Figueiredo.

Segundo o MPE, os sócios da empresa se articularam para obter a desclassificação ilícita das outras empresas que estavam participando da licitação, até mesmo combinando com procuradores de outras empresas, para que a Ecoagro vencesse e firmasse os contratos com a Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira.

Com informações do MPE-AM.