Anúncio Advertisement

Ex-prefeito José Fernandes recebe a mais alta comenda do Parlamento estadual

O ex-prefeito de Manaus e ex-deputado federal, José de Oliveira Fernandes, foi homenageado, nesta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com a Medalha Ruy Araújo, a mais alta comenda do Parlamento estadual, concedida apenas as personalidades que se distinguem pelo mérito de suas ações e pelos relevantes serviços prestados à sociedade. O autor da propositura foi o deputado Wanderley Dallas (PMDB), com a aprovação do plenário da Casa Legislativa.

A entrega da medalha a José de Oliveira foi feita pelos deputados Wanderley Dallas e Belarmino Lins, que presidiu a sessão especial, e pelo ex-deputado estadual Miquéias Fernandes, que é irmão do homenageado.

Wanderley Dallas disse que a homenagem é um reconhecimento do Parlamento Estadual aos relevantes serviços prestados por José Fernandes ao Amazonas.

Dallas lembrou ainda a trajetória do ex-prefeito, que nasceu no município do Careiro, filho de pastor evangélico e se formou em Direito, Economia e Teologia; tendo sido deputado federal por três vezes e prefeito de Manaus de 1978 a 1982, na época que este cargo era conferido por nomeação.

Como prefeito, José de Oliveira Fernandes deu início ao processo de expansão da zona leste, com a fundação dos bairros São José I e II, além da construção da Avenida Brasil, na zona oeste, uma das principais da cidade.

“José Fernandes sucedeu um grande prefeito, que foi Jorge Teixeira, e não deixou nada a desejar”, declarou Dallas, afirmando também que Fernandes prestou um grande trabalho ao povo do Amazonas, e por essa razão considera “muito justa a entrega da comenda a esse homem”.

O homenageado lembrou sua trajetória na vida pública e principalmente seu compromisso pelo desenvolvimento do Estado e bem estar do povo amazonense.

Visivelmente emocionado, Fernandes declarou que recebia a homenagem com muita satisfação e alegria por ser lembrado e por ver seu trabalho reconhecido. “Agradeço a Deus por me permitir viver essa emoção e agradeço muito a todos os deputados pela homenagem”, concluiu.

Representando na solenidade o governador Amazonino Mendes, o secretário do Trabalho, Dallas Filho, ressaltou que falar da vida do homenageado é também falar da história recente de Manaus e do Amazonas, sem deixar de lado sua dedicação à criação da igreja Assembleia de Deus Tradicional do Amazonas.

Homenageado

José de Oliveira Fernandes nasceu no município do Careiro (88 km distante de Manaus), em dezembro de 1943. Formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 1970 tornou-se professor titular desta instituição de ensino. Neste mesmo ano assumiu o cargo de assessor do Departamento de Estradas de Rodagem do Amazonas (Dera). Foi nomeado secretário de Transportes em 1975 pelo governador Enoque Reis.

Em 1978, foi eleito deputado federal, licenciando-se em seguida para assumir a prefeitura de Manaus, após a nomeação do governador José Lindoso. Ficou no cargo até o ano de 1982, quando renunciou para se reeleger deputado federal. Em 1988 foi eleito para o terceiro mandado na Câmara dos Deputados, e participou da Assembleia Nacional Constituinte, responsável pela Constituição Federal de 1988.

Na década de 1990 atuou como diretor-geral da Rede Boas Novas de Televisão. Foi também secretário de Habitação e Urbanismo e secretário de Obras no segundo governo de Amazonino Mendes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado

Fotos: Dicom-Aleam