
Foto: Robervaldo Rocha/CMM
O ex-vereador Sandro Maia foi exonerado do cargo de subsecretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro de Comércio Informal (Semacc) após ser alvo de uma ação do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção. A exoneração de Sandro Maia foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 20 de julho.
Sandro Maia foi cassado em setembro de 2021 por utilizar o instituto que carrega seu nome (Instituto Sandro Maia) para oferecer cursos, distribuição de cestas básicas e realização de eventos sociais com o intuito de angariar votos nas eleições de 2020.
Contudo, apesar da cassação, ele foi “agraciado” com o cargo de subsecretário na gestão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Em abril deste ano, conforme noticiado pelo Radar Amazônico, o Comitê de Combate Amazonas de Combate à Corrupção questionou a nomeação do ex-vereador e encaminhou uma denúncia sobre o caso para o Ministério Público do Estado (MPE-AM).
Na época, o Comitê alegou que a escolha de uma pessoa condenada pela Justiça Eleitoral e inelegível por 8 anos para dirigir um órgão público municipal, logo após ter perdido seu mandato por determinação judicial, não tinha amparo no princípio constitucional da moralidade.