Explosão em fábrica de fertilizantes provoca destruição e mata 5 no Texas

bombeiros-620

A devastadora explosão que atingiu, na noite desta quarta-feira (17), uma fábrica de fertilizantes na cidade de West, região de Waco, Texas, nos Estados Unidos, deixou entre 5 e 15 mortos e pelo menos 160 feridos atendidos em hospitais, segundo o sargento William Patrick Swanton, porta-voz da polícia da pequena cidade.

As causas da explosão ainda são desconhecidas.

Entre 3 e 5 bombeiros estão desaparecidos, de acordo com o sargento Swanton.

Casas foram destruídas pelo impacto, e a nuvem de fumaça tóxica provocou a retirada dos moradores da região.

Um testemunha, em um carro, fez um vídeo impressionante de uma explosão.

É possível que o número de mortos cresça à medida que as equipes de emergência trabalhem nos destroços da própria fábrica e no dos muitos imóveis atingidos por incêndios na pequena cidade texana após a explosão.

A explosão ocorreu na fertilizadora West Fertilizer Co., no pequeno município localizado a 20 quilômetros ao norte de Waco, pouco antes das 20h locais  (22h de Brasília), e foi ouvida a mais de 70 quilômetros de distância.

A explosão provocou uma bola de fogo de quase 30 metros de largura, que depois virou uma nuvem em forma de cogumelo, segundo testemunhas.

“É como se uma bomba nuclear tivesse explodido”, declarou ao canal CNN Tommy Muska, prefeito de West. “Eu nunca vi nada como isso”, disse o xerife do condado de McLennan, Parnell McNamara. “Parece uma zona de guerra, com todos os destroços.”