Exposição ‘Mémoire Fixe’ será exibida no Casarão de Ideais

A partir desta quinta-feira (23), o Centro Cultural “Casarão de Ideias” apresenta 40 colagens que contarão parte da trajetória profissional do artista plástico Jacques Menassa. Intitulada “Mémoire Fixe”, a exposição será aberta ao público às 19h e ficará em cartaz até o dia 23 de setembro. A entrada é gratuita.

“Mémoire Fixe é uma exposição de colagem onde eu descrevo em cada trabalho uma lembrança ou um evento que marcaram minha vida”, conta o artista. Ele ainda conta, que as técnicas utilizada, a colagem de papel com vários tipos de fragmentos dão vida a váriso quadros que estão ligados em várias fazes da sua vida. “Sempre busco prescrição pessoal para criar uma nova imagem. Aí reside toda a especificidade da colagem, complementada por diferentes virtudes: uma relativa facilidade de execução, uma rápida implementação, uma fonte inesgotável de material de papel e uma técnica reduzida”, explica Jacques.

Para o artista, a colagem deve ser praticada desde o início, sem “saber”, sem restrições ou complexidades. “Eu me virei para a colagem porque não sabia nada sobre pintura”, diz.

A exposição “ Mémoire Fixe” terá 40 colagens de tamanho 30cm X 45 cm, onde cada qual é nominado com o tema específico, que foram realizadas pela criação, emotividade, invenção e até mesmo virtuosismo do artista.

Jacques Menassa nasceu na cidade de Ghosta, no Líbano, é formado em Ciências Políticas e Administração e estudou fotografia na Usek. Em 2012, realizou em seu país a exposição ‘Amazônia, um olhar sem fronteiras’, com imagens registradas durante o tempo que viveu no Amazonas.