Exposição “Navegar é Preciso” será lançada nesta quarta com curadoria do artista plástico Rui Machado

Rui Machado (III)-1O artista plástico amazonense Rui Machado é o responsável pela curadoria da exposição “Navegar é Preciso” que será lançada ao público em geral, nesta quarta-feira, dia 26, às 19h30, no Fran’s Café, localizado na Avenida João Valério, conjunto Vieiralves. A mostra reúne 18 registros da fotógrafa Silvia Castro e aborda como tema as canoas que cortam os rios amazônicos.

Reconhecido internacionalmente por retratar de forma particular o universo amazônico, em especial, o alto Rio Negro, Rui Machado possui 33 anos de carreira como artista plástico. Segundo ele, será a primeira vez que atuará como curador de uma exposição fotográfica.

“Possuo uma admiração imensa pela fotografia e me arrisco a fazer alguns registros, mas sem pretensão. A ideia de fazer parte desta mostra surgiu através do convite da Silva (Castro), que possui um trabalho incrível e que também é uma grande amiga”, comentou Machado.

Ainda de acordo com o artista plástico, a escolha das canoas como tema da exposição surgiu naturalmente enquanto analisava as inúmeras imagens capturadas por Silvia Castro em viagens a mais de 20 municípios do interior do Amazonas.

“A canoa possui um simbolismo muito forte para o povo amazônico e em muitos lugares é o único meio de transporte. Os rios também são uma marca registrada da nossa região. Esse tema acabou sendo o elo entre a exposição da Silvia e o meu trabalho”, disse.

Em mais de 13 anos de carreira, com atuação no Brasil e Portugal, será a primeira vez que a fotógrafa amazonense expõe seu trabalho. A mostra terá duração de uma semana e todas as fotografias estarão disponíveis para compra.