Exposições em Manaus marcam o Dia do Índio

Foto – Oliveira Júnior / Manauscult

Em comemoração ao Dia do Índio, Manaus recebe a abertura da exposição fotográfica “O Protagonismo Indígena em Manaus”, que vai percorrer os principais shoppings da capital.  A exposição tem entrada gratuita e o lançamento acontece nesta segunda-feira, 19 de abril, às 16h, no Shopping Sumaúma.

As fotografias fazem parte do acervo da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e de organizações parceiras que retratam cenas do cotidiano indígena, valorizando os costumes e tradições locais.

Locais de Exposições

19 e 20/04 – Shopping Sumaúma

22/04 – Shopping Manauara

23 e 24/04 – Shopping Amazonas

26/04 – Plaza Shopping

27 e 28/04- Shopping Ponta Negra

29/04 – Shopping Cidade Leste

Inauguração de Mural na Praça Dom Pedro II

Outro destaque em comemoração ao dia do índio nesta segunda (19), é a inauguração do mural de 34 metros de comprimento, pintado pelo muralista Fabio Ortiz. O mural é composto por quatro imagens da presença indígena, que será inaugurado na Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de Manaus.

O diretor-presidente da Fundação Municipal Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira explica.

“São quatro imagens nos 140 metros quadrados do mural retiradas de livros históricos, mostrando o mapa das calhas dos rios onde existe a forte presença dos povos indígenas no Amazonas desde muito antes da presença europeia, além do herói-ícone da luta, o grande  Ajuricaba; ainda os Manaos e o cemitério indígena  na visão do colonizador quando aqui chegou”, diz Alonso.