Facebook envia equipe a centro de dados da empresa na Califórnia para tentar resolver falha que também afeta WhatsApp e Instagram

Uma pequena equipe de funcionários do Facebook foi enviada nesta segunda-feira ao centro de dados da empresa, em Santa Clara, no estado americano da Califórnia, para tentar uma “reinicialização manual” dos servidores, de acordo com um memorando interno divulgado pelo “New York Times”. Tanto o Facebook, quanto WhatsApp e Instagram saíram do ar, conforme usuários perceberam pouco antes das 13h, no horário de Brasília. Ainda não se sabe o que provocou as falhas.

Ainda segundo o jornal americano, especialistas do Facebook tentam determinar a origem da instabilidade. No entanto, dois membros da equipe de segurança disseram, sob condição de anonimato por não poderem fornecer informações abertamente, que um ataque cibernético é bastante improvável. Eles explicaram que a ação de hackers não seria capaz de derrubar tantos aplicativos.

A rede usada por funcionários do Facebook, chamada Workplace, também não funciona, segundo relatos de colaboradores, que de repente se viram impossibilitados de realizar suas atividades profissionais. Para se comunicar, tiveram que acessar outros meios, como Linkedin, Zoom e provedores de e-mail.

Em comunicado à imprensa, o Facebook confirmou a dificuldade de usuários acessarem o sistema, incluindo WhatsApp e Instagram, dizendo “estar trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”.