Especial Publicitário

Faixa Exclusiva: Você economizando tempo no trânsito

Por: Secretaria Municipal de Comunicação
conteúdo de responsabilidade do anunciante

Que tal viver uma experiência mais rápida no trânsito?

A Faixa Exclusiva retorna no dia 24 de novembro, destinada para uso específico dos ônibus que compõem a frota do transporte coletivo e outros veículos autorizados.

Com a Faixa, o transporte público ganha agilidade, o trânsito fica mais organizado e os usuários dos coletivos ganham mais qualidade de vida, encurtando suas viagens em até meia hora.

Onde estão as Faixas Exclusivas?

Nas avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós e rua Mário Ypiranga Monteiro.
A fiscalização e ordenamento dos veículos serão realizados por agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito.

Funcionamento

A Faixa Exclusiva funcionará de segunda a sexta-feira, de 4h às 22h, e aos sábados, de 4h ao meio dia. A orientação está disponível em placas nas vias citadas. O condutor que circular fora dos horários e dias permitidos comete infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Aos domingos e feriados, a faixa fica liberada para todos os veículos. 

Além dos ônibus, nos dias e horários de funcionamento a faixa exclusiva pode ser utilizada por táxis, veículo especial/fretamento, veículos de transporte de tropa e equipamento bélicos das forças armadas, veículos de guincho em efetivo serviço de remoção, veículos de urgência, emergência e operacionais, devidamente identificados.

Conscientização

Para preparar e conscientizar os motoristas sobre o retorno da Faixa, desde o dia 13 de novembro profissionais da Prefeitura de Manaus estão nas ruas realizando um trabalho educativo para alertar os condutores sobre quem deve ou não circular na área exclusiva.