Família de criança atropelada implora por cirurgia no hospital Joãozinho

Foto: Jhonata Lobato

Angustiados pela espera de uma cirurgia de emergência, familiares da pequena Emilly Evellyn dos Santos Pedroso, de apenas oito anos, protestaram em frente a unidade hospitalar em que a criança está internada há 20 dias, na noite desta terça-feira (20). O ato aconteceu devido a suposta falta de material cirúrgico para a criança operar as pernas, que foram fraturadas quando a menina foi atropelada no último dia 1º de julho, no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus.

Em entrevista ao Radar, o pai lamentou ter que chegar ao ponto de se humilhar para que a filha possa conseguir o procedimento cirúrgico, e ainda lembrou de outras famílias que estão passando por problemas semelhantes no Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste (Joãozinho).

Eu peço socorro das autoridades tanto para minha filha, como também por outras crianças que estão sofrendo aqui dentro. É triste ver sua filha querer dormir e não conseguir por conta da dor. Não queremos culpar ninguém pelo problema, só queremos que isso seja resolvido“, contou José Pedrosa, pai da Emilly.

Perna direita após a primeira cirurgia. Foto: divulgação da família

Ainda segundo a família, um dos médicos informou que a criança precisava ser transferida para outra unidade hospitalar, onde poderia ter o material necessário para fazer a cirurgia.

Nós fomos até o Instituto de Saúde da Criança (ICAM) e no Hospital Adriano Jorge. Nos dois hospitais, o problema é o mesmo. Então acionamos o Ministério Público (MPAM) e a Defensoria Pública (DPE-AM) para ver agilizava, mas a resposta dos órgãos até agora é que temos de esperar“, explicou Daniele, a irmã da criança.

O Radar entrou em contato com Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) por meio da assessoria, mas até o momento da publicação desta matéria, não recebemos resposta do órgão.

Confira a live com a família da criança

Criança não consegue cirurgia por falta de material no Joãozinho

Criança não consegue cirurgia por falta de material no Joãozinho

Posted by Radar Amazônico on Tuesday, July 20, 2021