Anúncio Advertisement

Fapeam e CNPq lançam edital para pesquisadores de núcleos de excelência

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançaram o edital do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) com um investimento de R$ 2 milhões. O edital apoia a execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, visando dar suporte financeiro aos trabalhos dos grupos de pesquisas com excelência reconhecida no Estado de Amazonas.

Os interessados podem submeter os projetos até o dia 30 de janeiro de 2019 por meio de formulário online específico  via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (Sigfapeam), disponível no endereço eletrônico: http://www.fapeam.am.gov.br. A divulgação da análise de enquadramento deverá ocorrer a partir do mês de maio de 2019.

Segundo o presidente da Fapeam, Edson Barcelos, o Pronex é um programa que visa consolidar alguns grupos de pesquisas da região, por meio da união de pesquisadores de alta produtividade.

“Serão novos grupos que a Fapeam e o CNPq estarão apoiando para a melhoria de um nível científico cada vez melhor na região. Esses grupos geralmente são pesquisadores que são envolvidos em cursos de nível de  mestrado e doutorado, ou seja, é uma forma de melhorar os cursos de pós-graduação Stricto Sensu das instituições de ensino superior do Amazonas’’, disse.

Com informações da Fapeam.