“Faz dois meses que o Amazonas tem recursos para imunizar 60% da sua população”, afirma Josué Neto

Foto: Assessoria

Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (23), o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (Patriota), afirmou que, há 60 dias, o Governo do Amazonas dispõe de R$ 50 milhões para compra de vacinas anti-Covid. O recurso foi incluído pelos deputados no Orçamento Estadual 2021 e é suficiente para imunizar 60% da população do Amazonas.

Durante seu discurso, Josué disse que o Parlamento vem falando sobre a compra de vacinas, há dois meses e que, apenas ontem (22), o Estado se movimentou junto ao Fórum de Governadores para comprar vacinas do Instituto Butantan. O parlamentar pediu que o Executivo Estadual valorizasse os apelos feitos pelos deputados.

“Todas as orientações que saem desta casa para o bem do Amazonas, o Governo do Estado não vê com bons olhos. Não estou fazendo uma crítica pessoal, é um fato real. A vacina é prova disso. Aprovamos [a verba] no dia 23 de dezembro e só 60 dias depois o Executivo chegou à conclusão de que tem que comprar vacina”, disse Josué. “Quer dizer, quantas e quantas vidas foram ceifadas? Quantas e quantas famílias foram dizimadas em 60 dias?”, questionou o parlamentar.

Josué divulgou, no dia 26 de dezembro, um estudo do custo da compra de vacinas AstraZeneca (duas doses) para imunizar 54,3% da população com idade acima de 30 anos.