Ferramenta online poderá reforçar ensino público em Manaus

A rede ensino público municipal firmou parceria para a implantação de uma ferramenta on-line e gratuita, o “Guia EduTec”, que avalia e auxilia a comunidade escolar quanto ao melhor uso de ferramentas digitais para o ensino.

Na última quarta-feira (15), membros do grupo de trabalho da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que operam com o Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação se reuniram com o “Repensar Educacional” que, juntamente a Fundação Telefônica/Vivo, auxiliarão na operacionalização do Guia.

A ferramenta realiza o diagnóstico do grau de adoção de tecnologia educacional por professores e escolas de redes públicas de ensino. O instrumento, inspirado em iniciativas similares de sucesso em outros países, também aponta caminhos para as melhores práticas de tecnologia aplicada à aprendizagem dos alunos, ao desenvolvimento de competências digitais dos professores e à gestão nas escolas.

A parceria entre a Fundação Telefônica-Vivo e a Semed tem como principal objetivo apoiar na implementação da ferramenta Guia EduTec ao longo do 1º semestre de 2020, em um projeto de acompanhamento contínuo, visitas presenciais com reuniões de alinhamento e de trabalho e processos formativos, visando a efetivação de um diagnóstico que subsidie a secretaria de dados para um planejamento estratégico da adoção dessas tecnologias.

A ideia é que o diagnóstico seja realizado até o mês de maio e que, a partir do mês de junho, às ações que estarão presentes no Plano de Ação, já sejam aplicadas nas escolas da rede municipal.

(*) Com informações da Semed