Festival de Cultura Negra 2015 leva James Rios ao Teatro Amazonas

Festival de Cultura Negra 2
Festival de Cultura Negra 1Entre os dias 18, 19 e 20 de novembro, acontece na capital amazonense o Festival de Cultura Negra 2015. O evento contará com a presença de artistas da região que representam a causa, como os cantores James Rios, Márcia Siqueira, Luiz Armando, entre outros. A abertura do festival será no palco do Teatro Amazonas, a partir das 20h, com entrada gratuita.
Na primeira noite do Festival da Cultura Negra acontecerá a homenagem às Personalidades Negras nas categorias: Homenagem Quilombo, Grupo de Capoeira, Juventude Negra, Mulher no Movimento, Projeto na Escola, Sacerdotes/Sarcedotisas, Diversidade Cultura e Cidadania. A música fica por conta de talentos do Amazonas que se apresentarão no palco do Teatro.
De acordo com o cantor James Rios, o convite surgiu há muito tempo, mas por causa da agenda de eventos foi impossível participar. “Quando consegui participar logo chamei a Márcia Siqueira e todos gostaram da apresentação. Recebemos um novo convite para integrar a programação do festival deste ano. A apresentação vai emocionar o público.
No repertório músicas que remetem a luta dos negros contra o preconceito. Na apresentação, James e Márcia farão um duo para o público. O setlist contará com ‘Ilê de Luz’, de Daniela Mercury, ‘Milagres do Povo’, de Caetano Veloso’, ‘É D’Oxum’, de Gal Costa e’A Mão da Limpeza’, de Gilberto Gil.
Sobre James Rios
Em contato com a música desde os 10 anos de idade, quando ainda cantava para o coral da escola, James deixou de tê-la como um hobby e se integrou às bandas de bailes, marcando o começo de seu trabalho. Com a carreira pautada no cenário musical da noite, o amazonense enfatiza a música nacional e já chegou a fazer pré-shows para cantores consagrados, como Ivete Sangalo, Roberta Miranda, José Augusto, Tânia Alves, Elymar Santos, além de pós-show para Daniela Mercury.
Programação do Festival
 
No dia 19 de novembro, a programação inicia às 18h com uma oficina de turbante, transado e maquiagem para pele negra, além de debates na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, ao lado da Cidade dos Carros. O encerramento do festival acontece às 18h, com uma comemoração aos 100 anos do Samba na Agremiação Primos da Ilhas, na Rua Gaudêncio Ramos, 317 – São Francisco.
O Festival de Cultura Negra é uma realização do Instituto Ganga Zumba em parceria com o Coletivo Difusão. A organização conta com o poio da Escola de Samba A Grande Família, da Prefeitura de Manaus por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e DCE UEA. Programação completa Mais informaçõespelo telefone (92) 98261-9162.