FGV: confiança do consumidor atinge maior nível em quase 4 anos e meio

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas), avançou 7,1 pontos de outubro para novembro. Com isso, atingiu 93,2 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o maior nível desde julho de 2014 (93,8).

Essa foi a segunda alta consecutiva do ICC, que acumula alta de 11,1 pontos no bimestre outubro-novembro, a maior da série histórica iniciada em setembro de 2005.

Em novembro, os consumidores estão mais otimistas em relação tanto ao presente quanto aos próximos meses. O ISA (Índice de Situação Atual) subiu 2,7 pontos, indo para 74,6 pontos, maior nível desde maio (77,2).

Já o IE (Índice de Expectativas) cresceu 9,8 pontos e chegou a 106,4 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2013 (106,7 pontos).

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Viviane Seda, depois de um período de desconfiança, os consumidores voltaram a ficar otimistas em relação às perspectivas econômicas do país, às finanças familiares e ao emprego. Também estão menos insatisfeitos com o presente.

Fonte: Folhapress.