Filme “Novas Espécies – A Expedição do Século” será exibido no Teatro AM

Nesta quarta-feira (11), às 20h, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), vai comemorar 65 anos de existência, com uma sessão especial de lançamento do filme “Novas espécies – a expedição do século”, no Teatro Amazonas. O evento, que tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), terá entrada gratuita.

O longa-metragem é um emocionante registro da expedição multidisciplinar de cientistas do Inpa ao Parque Nacional da Serra da Mocidade, em Roraima, um local tão isolado que possui espécies únicas de animais e plantas. Estarão presentes no lançamento o diretor do documentário, Maurício Dias, e o cientista- chefe da aventura, Dr. Mario Cohn-Haft.

Dez anos de espera – Nunca houve no Brasil outra expedição com esse grau de magnitude e dificuldade. Um grupo multidisciplinar de 50 pesquisadores-especialistas em mamíferos, aves, répteis e anfíbios, peixes, insetos, fungos, plantas e geologia- e 20 profissionais de apoio – permaneceu 25 dias numa região remota da Floresta Amazônica, chamada Serra da Mocidade.

O documentário, narrado pelo ator Marcos Palmeira, é uma coprodução que reúne a Grifa Filmes, Globonews, Globofilmes, Filmland, a produtora alemã Gebrueder BEETZ, o canal ZDF/ ARTE, da Alemanha, e a NHK, do Japão. A produção foi realizada com apoio do Inpa, do Exército Brasileiro por meio do CMA (Comando Militar da Amazônia), do 4º BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército), do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Parque Nacional Serra da Mocidade.

Com informações da assessoria da SEC.