Fiscalização do Procon-AM autuou mais uma agência bancária em Manaus

As equipes de fiscalização da  Secretaria Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) autuaram, nessa segunda-feira (26), uma agência bancária no bairro Educandos, zona sul de Manaus, por descumprimento da Lei Estadual no 139/2013 (Lei das Filas).

Segundo os fiscais, a espera pelo atendimento nos caixas ultrapassava duas horas. “Encontramos a agência lotada e os consumidores reclamando da falta de informações. A agência foi autuada pelo enquadramento na Lei das Filas”, informou o agente de fiscalização do Procon-AM, Antomário Lopes.

O gestor do Procon Amazonas, Paulo Radin, afirmou que o órgão está cada vez mais atento às irregularidades e ressaltou que as fiscalizações são o instrumento mais rápido para apuração e aplicação das sanções.

“É parte fundamental das ações do Procon para promover o equilíbrio das relações de consumo por meio da aplicação das normas de defesa do consumidor em benefício da sociedade”, disse Paulo Radin.

Orientação

As operações de fiscalização são rotineiras e constantes e, em todas as abordagens, os agentes passam todas as orientações a respeito das leis que devem ser observadas pelas empresas. Para o agente de fiscalização José Cativo Regis, faz parte do trabalho do Procon Amazonas instruir e divulgar a legislação de proteção do consumidor.

“Não podemos simplesmente autuar ou notificar as irregularidades encontradas. É praxe indicarmos as leis e aplicações práticas para a conscientização dos comerciantes, para que cumpram essas leis e atendam bem aos consumidores”, afirmou Regis.

Atendimento

O consumidor que se sentir prejudicado pode entrar em contato com o Procon Amazonas por meio dos telefones  0800 092 1512 e 3215-4010, ou dirigir-se à sede do órgão, localizada à avenida André Araújo, nº 1.500, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.