Forte chuva causa 96 ocorrências em Manaus nesta segunda-feira (17)

A maioria das ocorrências estão relacionadas com deslizamentos de terras e alagações

Foto: divulgação

Com as fortes chuvas ocorridas na cidade de Manaus na manhã desta segunda-feira (17), a Defesa Civil registrou 96 ocorrências causadas pelo fenômeno natural. A maior causa de atendimentos foram os alagamentos, somando mais de 35 registros pela Central 199.

De acordo com informações repassadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) choveu, nesta manhã, aproximadamente 80 milímetros, com maior índice pluviométrico na zona Norte da capital.

Entre as ocorrências registradas de deslizamentos, dois tiveram vítimas fatais, ambas na zona Norte, sendo uma no bairro Cidade Nova e outra na comunidade Fazendinha. A Defesa Civil esteve no local atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Amazonas, que realizou a retirada das vítimas.

“A Defesa Civil atua na avaliação de risco dessas áreas afetadas pelos fenômenos naturais. Estivemos atuando juntamente com o Corpo de Bombeiro nos locais de soterramento, analisando os riscos das casas próximas e o atendimento às famílias”, ressaltou o secretário executivo da Defesa Civil, coronel Fernando Junior.

Trânsito

O sistema de monitoramento de trânsito e transporte, que atua 24 horas no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), registrou, durante as fortes chuvas, mais de 28 episódios, sendo seis de acidentes com danos materiais e dois com vítimas lesionadas e um com uma vítima fatal, na avenida Noel Nutels, onde um ciclista colidiu com um poste.