Frempeei capacita 25 novos empreendedores e fará cooperação técnica com agência de fomento para linha de crédito

FREMPEEI_escola do Legislativo capa
A Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e aos Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), iniciou a série de oficinas de capacitação no segmento do empreendedorismo previstas para o ano de 2016. A primeira turma formada por 25 alunos recebeu o certificado na tarde da última quarta-feira (9), após três dias seguidos de palestras, aulas práticas e consultoria no ramo de interesse do negócio.
O presidente da Frempeei, deputado Adjuto Afonso (PP), encerrou a atividade com uma boa notícia aos participantes. “Vamos fazer uma cooperação técnica com o Banco do Povo, da Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas), para que a capacitação dessas pessoas possibilite que busquem um agente financeiro e linha de crédito, isso é o mais importante. Os participantes tiveram orientação de como aplicar, onde buscar recursos e como tocar o seu negócio. Como presidente da Frempeei eu fico feliz de podermos proporcionar esse evento”, disse o deputado.
O parlamentar reuniu esta semana com o presidente da Afeam, Evandor Geber Filho, que sinalizou para uma parceria técnica.
Dentre os temas discutidos, os novos empreendedores receberam orientações de como atrair, conquistar e manter seus clientes; como atender bem para vender mais; controle financeiro; e, como planejar o negócio. A consultoria ficou por conta de formandos do curso de Administração da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que integram o “Movimento de Empreendedorismo Universitário (MEU)”.
Para os participantes que almejam obter sucesso no segmento empreendedor, o curso foi válido e necessário. “Mudou o meu atendimento, eu achava que estava atendendo bem, e aqui eu vi que tinha quer ter uma postura, um bom sorriso, me apresentar bem, o local tinha que estar apresentável, sempre arrumado. Eu vi onde estava errando. Nunca devo virar às costas para o cliente, ele sempre tem razão, é ele que me sustenta”, afirmou Marluce Lopes, uma das participantes que abriu recentemente um negócio no ramo de lanchonetes.
A “Oficina do Empreendedor” surgiu da necessidade detectada pelos técnicos da Frempeei durante as ações da Frente Parlamentar nos bairros da capital no ano de 2015, em que os participantes buscavam capacitação nas suas pretensas áreas de atuação. A partir de uma parceria com a Escola do Legislativo vai ser possível realizar a capacitação durante o ano corrente.
“Percebemos que o trabalho da Frempeei estava agregando bastante, suprindo uma necessidade do mercado, das pessoas poderem abrir seu próprio negócio. Nós estamos vivendo um momento de crise e nós temos que abraçar essa causa e ajudar outras pessoas que querem trabalhar e têm boas ideias. Nós vimos nesse trabalho do deputado Adjuto uma oportunidade de ajudar as pessoas que hoje estão precisando”, declarou a diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferretti.
A primeira turma foi formada por moradores do Residencial Viver Melhor, local onde aconteceu a primeira ação de campo da Frempeei este ano.
A Frente Parlamentar foi criada em 2009 na Aleam, com a finalidade de orientar, formalizar e oferecer conhecimento sobre empreendedorismo, auxiliando os trabalhadores formais, e fazendo, inclusive, a Declaração de Imposto de Renda dos individuais. A Frempeei tem como presidente o deputado estadual Adjuto Afonso (PP) e vice-presidente o deputado estadual Luiz Castro (REDE).