Anúncio

Funasa doa sistema de tratamento de água para comunidades do Amazonas

Cerca de 38 comunidades de dez municípios do Amazonas, receberão da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) 90 unidades da Solução Alternativa, Coletiva, Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z) para melhoria do saneamento básico do interior. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica com os prefeitos acontece nesta sexta-feira (13), no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Os municípios beneficiados serão Barreirinha, Anori, Nhamundá, Careiro, Beruri, Borba, Careiro da Várzea, Jutaí e Anamã. Com a implantação do Sistema, o Amazonas segue os passos para a universalização do saneamento básico, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o superintendente da Funasa no Amazonas, Wenderson Monteiro, o investimento do órgão federal para esta ação é de R$ 1,6 milhão e deve beneficiar cerca de 9,5 mil pessoas. “A iniciativa será de fundamental importância para às comunidades ribeirinhas que não possuem água tratada, reduzindo assim problemas de saúde nas localidades”, afirmou.

A Salta-Z, é uma tecnologia tradicional com baixo custo de implantação capaz de realizar o tratamento do recurso hídrico em água superficial e subterrânea para o consumo humano, compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde.

Evento – Organizado pela Superintendência Estadual da Funasa no Amazonas, com o apoio Governo do Amazonas, o evento contará com uma exposição das tecnologias utilizadas pela Fundação nos municípios brasileiros; Unidade Móvel de Tratamento de Água (Umta), que tem finalidade apoiar o abastecimento emergencial de populações vitimadas por desastres naturais e/ou antropogênicos; Unidade Móvel de Controle da Qualidade de Água (UMCQA); Melhoria Sanitária Domiciliares (MSD) e a SALTA-Z para o conhecimento dos participantes.